ENTRE AS PRAÇAS DEPREDADAS DE ARAPIRACA, SÓ DUAS SE DESTACAM


Entre as dez a quinze praças de Arapiraca, consideradas abandonadas por depredação causada pelo vandalismo, apenas a Manoel André, centro comercial e a Luiz Pereira, a conhecida Praça da Prefeitura, também na zona central, conseguem se destacar. É que além de terem sido reconstruídos após o ano 2000, os dois logradouros centrais têm mais chance de ficar imunes à ação dos baderneiros, por causa de sua localização e devido à manutenção constante que recebem do Executivo.
Já as mais distantes do centro, nos bairros, são as mais prejudicadas. Exemplo disso são as praças da Bandeira, Targino Silva e João Pedro Aragão, na Primavera, que estão em estado deplorável, pela falta de conservação e destruição de seus jardins.

Praça da Bandeira

Praça Targino Silva

Praça João Pedro Aragão, as três no bairro Primavera
 
Os locais, que poderiam ser mais utilizados pela população, para lazer, são frequentados mais comumente pelos alunos de duas unidades escolares das proximidades. Leve-se também em consideração o fato de ser o bairro Primavera tido como um dos mais violentos da cidade. Tanto é verdade que enquanto eu tirava fotos, bem perto de mim, sentado no banco de uma das praças, um traficante de crack manipulava as pedrinhas e as embrulhava em um papel. Quando nos viu e sentiu que era observado, ele guardou o crack e desapareceu rapidamente. Isto bem próximo ao quartel do Tiro de Guerra, localizado na rua Sargento Benevides.
Mantendo apenas arborização e poucos bancos, os logradouros estão esquecidos pelos danos ao meio ambiente provocados pelos maus cidadãos.
 
PRAÇA PEREIRA MAGALHÃES - A Praça Pereira Magalhães, no conhecido bairro Cacimbas, que está entre as mais antigas da cidade com mais de  setenta anos de existência, se distancia do centro menos de dez minutos(de carro). Reduto tradicional das famílias Lúcio e Magalhães das quais fizeram parte o ex-prefeito João Lúcio (por duas vezes), que também foi senador ao complementar o mandato de Arnon de Mello, por volta da década de 80, os ex-deputados estaduais José Lúcio de Melo (irmão de João Lúcio), Narcizo Lúcio da Silva, filho do ex-prefeito, e o ex-vereador Dalmácio Lúcio, que cumpriu mandato há cerca de dez anos.

 Praça Pereira Magalhães no bairro Cacimbas...

...ao fundo a Matriz de Santo Antônio

A Pereira Magalhães foi restaurada no ano 2002, mas no momento só mantém, dos últimos benefícios que recebeu, os bancos, alguns conjuntos de plantas decorativas, espalhadas por várias partes e umas poucas construções em alvenaria. O conjunto paisagístico, em si, não sofreu muitas modificações, mas precisa de reforma urgente para proteger o meio ambiente e melhorar a área de lazer. A arborização se mantém e os espaços vazios são ocupados por moradores do local em atividades recreativas, como jogo de dominó, baralho  e dama.
O bairro Cacimbas possui outra praça, embora menor, na saída para o município de  Lagoa da Canoa. A Praça ROZENDO DE ALMEIDA está em situação razoável, com plantas decorativas, arborização, gramado e bancos, que são poucos, mas precisa de manutenção adequada porque começam a surgir os primeiros sinais de decomposição nas plantas e bancos de madeira.

Praça Rozendo de Almeida no bairro Cacimbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário