RACISMO LEVA JORNALISTAS À JUSTIÇA

 
Paulo Henrique Amorim
Heraldo Pereira

Estranho mas verdadeiro é o exemplo de fatos que ocorrem diariamente envolvendo pessoas de diversos níveis e classes sociais, muitas vezes por questões bobas, desnecessárias e ridículas. Racismo, provocações, desabafos, insinuações maldosas são alguns pormenores que levam as pessoas a encarar situações complicadas, humilhantes, lamentavelmente chocantes, quando inesperadas, embora humanamente compreensíveis. É o que acontece quando alguém, por qualquer motivo, escreve ou fala o que não devia, como foi agora o que aconteceu com o jornalista Paulo Henrique Amorim (TV Record), que em seu blog "Conversa Afiada", chamou seu colega de profissão, jornalista Heraldo Pereira (TV Globo), "negro de alma branca", em que insinuava supor que Heraldo Pereira fosse empregado do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso acabou na justiça e Paulo Henrique se deu mal. Agora, ele vai se retratar por declaração considerada ofensiva e pagar multa de R$ 30 mil.
O assunto envolvendo os dois profissionais da Globo e Record foi matéria de primeira página na mídia impressa hoje (23/02/12), detalhando que "Paulo Henrique
Amorim (TV Record) se comprometeu a depositar uma doação a uma instituição de caridade, no valor de R$ 30 mil, em seis parcelas iguais e se retratar publicamente por uma publicação considerada racista em seu blog "Conversa Afiada". A ação, movida pelo  jornalista Heraldo Pereira (TV Globo), questionava a análise feita pelo profissional da Record,na qual chamava o colega de profissão de "negro de alma branca" e insinuava que Heraldo fosse empregado do  ministro, Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão resultou de um acordo firmado entre os dois jornalistas em audiência realizada no dia 15/02/2012. O juiz Daniel Felipe Machado homologou que Amorim deverá publicar em um jornal de São Paulo (de maior circulação) e outro de Brasília, no prazo de 20 dias, um texto, assinado por Amorim dizendo que reconhece Heraldo como jornalista de mérito e ético, que nunca foi empregado do ministro Gilmar Mendes e que, apesar de convidado, Heraldo não aceitou participar do Conselho Estratégico da TV Justiça etc. e que a expressão "negro de alma branca" foi dita em um momento de infelicidade, do qual se retrata e não quis ofender a moral do jornalista Heraldo Pereira. Amorim se comprometeu a retirar do seu blog o texto e pagar o valor em seis parcelas iguais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário