PROPOSTA DO SENADO QUER CORTAR PAGAMENTOS DOS VEREADORES DE PEQUENAS CIDADES

Senador Cyro Miranda
Estou de pleno acordo e acho que outras dezenas de milhares de pessoas também em apoiar o Congresso Nacional em acabar com pagamentos dos vereadores de 89% dos municípios brasileiros. É isso, medida acertadíssima do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), autor do Projeto de Emenda Constitucional - PEC 35/2012, pondo fim à remuneração dos vereadores nas cidades com até 50 mil habitantes, o que representa 89,47% dos municípios brasileiros. O Congresso Nacional acaba de aprovar a PEC 35 acabando a remuneração dos edis nos municípios de até 50 mil pessoas e quer também reduzir o repasse das prefeituras para manutenção das Câmaras desses municípios que hoje é de 7% da receita e deverá  baixar para 3,5%, segundo a proposta, que acrescenta: "Hoje a remuneração dos vereadores das cidades com até 50 mil habitantes corresponde a 15% do teto dos deputados estaduais (R$ 20 mil), excluindo as verbas indenizatórias.
A proposta começou a tramitar no Congresso no fim do mês passado e já conta com a adesão de 30 parlamentares e ganhou campanha nas redes sociais. De acordo com o senador, entre 1965 e 1975, só recebiam pagamentos os vereadores das capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes. "Não faz sentido, localidades pequenas com pouca arrecadação terem de desembolsar quantias elevadas para bancar legislativos municipais que só se reúnem, na maioria das vezes, uma ou duas ocasiões por mês", diz o senador. Em Arapiraca, cidade com 214 mil habitantes e 13 vereadores (passará a 15), só se reúne duas vezes por semana.
A proposta já conta com a oposição radical das entidades ligadas aos vereadores. A Associação  Brasileira das Câmaras Municipais (Abracam), começou a mobilizar as bases contra a aprovação. O senador Cyro Miranda acha que "Sem remuneração, os
vereadores vão ser pessoas comprometidas com a ética, o interesse público e o desenvolvimento de sua cidade".
Tem que apertar mais, pois 'há mais candidato que eleitores' em muitas localidades, segundo o linguajar popular. Homens e  mulheres que não têm a mínima noção de que é ser vereador, se lançam em campanha de corpo e alma afirmando com força: "Eu quero é ganhar dinheiro, ser vereador, me arrumar". Para essa gente da cabeça oca não existe ética, não há lei nem organização. O caso dessa galera é faturar voto e dinheiro pensando que todo mundo é burro para  votar à toa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário