VALOR BRUTO DA LAVOURA BRASILEIRA, NO MOMENTO, É DE R$ 213 BILHÕES

O levantamento de safras realizado pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, nos últimos trinta dias e que acaba de ser divulgado, indica que o Valor Bruto da Produção (VBP) agrícola brasileira totaliza R$  213,5 bilhões, índice considerado 2,85 % menor em relação a 2011. Dentre 18 produtos pesquisados, apenas cinco apresentaram aumento no valor: algodão, cebola, feijão, milho e soja. No caso da oleaginosa, a alta ocorreu graças à acentuada elevação de preços, compensando a queda brusca na produção em razão da estiagem que assolou a região sul do país.
EL NIÑO - Ao contrário da última safra de verão, quando o fenõmeno La Niña trouxe estiagem e provocou quebra nas lavouras de grãos no sul, os produtores agrícolas deverão contar com clima favorável durante a temporada 2012/2013. A razao é o retorno do El Niño, resultante do aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Os especialistas ainda não chegaram a um consenso sobre sua intensidade, mas dizem que o fenômeno já começou a espantar as estiagens.
Para os meteorologistas, cresce a possibilidade de haver mais chuvas para os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e
Santa Catarina, mesmo que a intensidade do El Niño seja de fraca a moderada. Os especialistas ainda não conseguem precisar como será exatamente a condição climática do verão.
"Os primeiros efeitos do El Niño já podem ser observados com o aumento das chuvas", destaca Luiz Renato Lawnski, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). "A primevera costuma ser chuvosa e com o El Niño, deverá ser mais ainda", diz Luiz Renato.
Alexandre Aguiar, da MetSul Meteorologia, assinala que "no Paraná pode ocorrer precipitações acima da média, no segundo semestre, na região oeste, o que pode afetar o plantio da safra de verão", alerta. Para a região nordeste, os meteorologistas ainda não têm uma definição para o clima no período das trovoadas, de outubro a abril, mas pode haver alteração na ocorrência de chuvas, no polígono da seca, devido ao fenômeno El Niño, que pode até fazer uma surpresa aos agricultores, chegando fora de tempo na região,com chuvas em áreas distintas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário