VEJA A SUPERPRODUÇÃO RELANÇADA EM DVD, "PARIS ESTÁ EM CHAMAS?"


Vejo com enorme prazer informes narrados pelo jornal Zero Hora de uma das mais impressionantes batalhas da II Guerra Mundial, "Paris Está em Chamas?", que revelou inúmeros heróis da história europeia e particularmente da França, que ao defender a pátria com unhas e dentes, até a última gota de sangue, souberam impor aos comandados de Hitler a bravura heróica contra invasores intrusos que tentaram destruir os franceses até o último filho da nação. Convido vocês todos a verem o relançamento dessa empolgante superprodução em DVD, por se tratar de uma história real que ensanguentou a Europa e mais ainda a França, durante a II Guerra Mundial, a maior tragédia para a humanidade, entre 1938 a 1945. O filme narra episódios da batalha da França, com a consequente  invasão de Paris,como tema determinante, já que a partir da capital francesa a Alemanha planejava escravizar toda a Europa.
"Paris Está em Chamas?" foi lançado em 1966 em um clima que ainda era de exaltação à bravura dos franceses que atuaram na campanha de resistência contra os alemães. "Dirigido por René Clément, um dos principais realizadores do cinema francês da geração "Pré - Nouvelle", "Paris Está em Chamas?" praticamente se aproxima do modelo de superprodução visto anos antes em "O Mais Longo dos Dias", lançado em 1962, que dramatizou o desembarque dos exércitos aliados na Normandia no "Dia D" de 6 de julho de 1944, que iniciou a libertação de Paris, ocorrida em agosto do mesmo ano.
O filme foi realizado em preto e branco por solicitação do governo francês para evitar o pesadelo na mente da população em referência aos dramáticos momentos da guerra. Essa opção facilitou o uso de imagens de arquivo que ilustraram cenas de veracidade documental".
                 
Grande Elenco

"O diretor Clément precisou de quase três horas para concluir o roteiro adaptado pelo famoso Gore Vidal e o então aspirante a cineasta Francis Ford Coppola. Mesmo com sua direção, foi complicado acrescentar tantas personagens à história protagonizada por astros franceses Jean-Paul Belmondo, Alain Delon, Michel Piccoli, Charles boyer, Yves Montand e Jean - Louis Trintignantl e os de Hollywood: Kirk Douglas , Glen Ford, Orson Welles e Anthony Perkins.
A estrutura do filme se organizou em núcleos diferentes, falados em francês, a partir da ordem dada por Hitler ao mandar destruir Paris dias antes de ser expuso da capital parisiense por tropas aliadas. 
Os alemães distribuíram explosivos pelos pontos estratégicos da Cidade-Luz, inclusive a Torre Eiffel, Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame. Na corrida contra o tempo, os aliados, liderados pelos generais Patton (Kirk Douglas) e Bradley (Henry Fonda), avançaram rumo à vitória. E os franceses envolvidos na guerrilha da resistência contra os invasores nazistas intensificaram a luta encarniçada até as últimas consequências.
O clímax da luta é a batalha pelas ruas de Paris, a capitulação dos alemães e a triunfal marcha do general De Gaulle (ele próprio na imagem de arquivo), o salvador da pátria.
O filme é uma obra-prima realizada por mestres do cinema. Já o vi duas vezes, em São Paulo e Alagoas. Por se tratar de uma superprodução que traz à tona um tema apaixonante e vibrante, recomendo-o aos apaixonados pelas boas obras da sétima arte e agora especialmente com o relançamento em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário