ASCENSÃO E QUEDA DO TERCEIRO REICH - COMEÇA A GUERRA (PARTE 2)



O sonho do criminoso e sanguinário Adolf Hitler, o Führer, era dominar o mundo, exterminar as raças judia, negros e cristãos, começando pela escravização da Europa. Seu projeto global visava implantar no mundo uma só raça, a ariana, que tinha como características a figura do homem e mulheres de olhos azuis, cabelos loiros e peles rosadas. Ele não admitia que pessoas morenas ou negras, e que não fossem alemãs, pudessem viver. Para resolver o problema, criou campos de extermínios nos quais foram  mortos mais de seis milhões de judeus e outros milhões de seres humanos, a partir de 1942. Os campos de concentração instalados na Polônia e países vizinhos, como Treblinka, Auschwitz, Dachau, buchenwald, Ravensbrück (o campo das mulheres), Melk, Mauthausen. Flossenburg, Gross-Rosen, Stuthof, Oranienburg-Sachsenhausen. Para criar esses campos, objetivando exterminar vidas, Hitler instituiu um programa chamado "solução final", enquadrado em sua ideologia da raça ariana. Nesse programa, os médicos nazistas trabalhavam vinte e quatro horas por dia nos laboratórios do governo, em experiências, testando homens e mulheres através de cirurgias. As pessoas chegavam vivas e morriam nos laboratórios, nas mãos dos médicos e enfermeiras nazistas.
A Alemanha iniciou a Segunda Guerra invadindo a Polônia, oficialmente, as 14h45 do dia 1 de setembro de 1939, despejando no território polonês 27 divisões de soldados de infantaria, seis divisões de tanques, quatro divisões de transporte ligeiras, quatro divisões de infantaria motorizada, quatro brigadas de cavalaria, 400 aviões de caça e 840 aviões bombardeiros de todos os tipos.
Para enfrentar essa brutal forca  militar, a polônia contava com 30 divisões de infantaria, 11 brigadas de cavalaria, 150 aviões de caça. A blitzkrieg, como foi chamada a invasão da Polônia, foi considerada uma vitória sem precedentes na história das guerras. Só na primeira semana de combates morreram 10 mil poloneses e ao fim do mês, com a queda da Polônia, foram executadas 60  mil pessoas.
Em 1940, os alemães no domínio da Polônia, criaram o Gueto de Varsóvia que encurralou 400 mil pessoas com uma cerca de arame farpado, ocupando 5% da área da cidade e 30% da população. 13 dias depois de criado o gueto, em 15 de novembro de 1940, houve um levante promovido pelos judeus no qual varias pessoas morreram. Hitler soube da ocorrência e enviou um batalhão com dois mil homens e grande número de tanques, promovendo a destruição total do gueto. Os 400 mil prisioneiros foram todos massacrados.
Alem da covardia para com os poloneses, Hitler assinou um acordo secreto com a ex-União Soviética dividindo parte da nação escravizada com os russos. Depois que a Alemanha venceu a batalha, as tropas soviéticas invadiram o território polonês e fizeram mais de 200 mil prisioneiros, dentre os quais havia 10 mil oficiais. Os russos reuniram os oficiais e os executaram na floresta de Katyn, sem piedade. Esse crime chocou a humanidade e teve repercussão em todos os países. O acordo de não agressão entre Alemanha e Rússia foi assinado em 23 de agosto de 1939, em Moscou, com Von Ribbentrop tendo assinado pela Alemanha e Stalin pela Rússia, ex-União Soviética. O exército russo invadiu a Polônia com 460 mil homens 4 mil tanques,  2 mil aviões, 25 divisões de infantaria e 21 divisões de cavalaria e unidades de apoio. Na próxima parte vamos falar sobre a continuação da guerra na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário