A RECEITA DE “MEU PÉ DE LARANJA LIMA” NO FESTIVAL DO RIO

 

 O Cine Encontro lotou o auditório do Armazém da Utopia, com um público ávido para saber como um clássico da literatura brasileira dos anos 1970 virou um filme delicado e divertido como Meu pé de laranja lima.  O mediador, o jornalista Luiz Carlos Merten, crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo, iniciou a conversa questionando o longo caminho percorrido por este projeto, que levou cerca de 10 anos, curiosamente a mesma idade que o protagonista, o ator-mirim João Guilherme Ávila, presente na mesa, tem hoje.
 O diretor Marcos Bernstein ressaltou os pontos positivos desse longo processo. “A gente foi descobrindo o filme que a gente queria fazer e fez”, afirmou ele. A produtora Katia Machado contou um pouco dessa trajetória, expondo as dificuldades da captação no Brasil, que obrigaram a equipe a redimensionar o projeto, de forma a reduzir o orçamento, jornada que acabou instigando novas soluções criativas para a história. O diretor sublinhou o uso de efeitos visuais pré-digitais nesse contexto.
Melanie Dimantas, que escreveu o filme ao lado de Bernstein, expôs sua profunda ligação emocional com o livro de José Mauro de Vasconcelos, fato que a motivou a se envolver com o projeto. João Guilherme Ávila, ator principal do filme, demonstrou carisma e desenvoltura ao relatar suas dificuldades com algumas cenas específicas – em especial as de choro.
 Jean Thomas, distribuidor, elogiou as qualidades da obra, que ele acredita conseguir unir grande potencial de mercado e delicadeza, e anunciou o lançamento oficial para a Páscoa de 2013. O evento terminou com um divertido sorteio de exemplares do livro que deu origem ao filme, um best seller dos anos 1970, que virou clássico.
  
Meu Pé de Laranja Lima:  direção Marcos Bernstein, com João Guilherme Ávila, José de Abreu, Caco Ciocler, Eduardo Dascar, Fernanda Vianna. Zezé tem quase oito anos e vive com sua família pobre no interior. Ele é sensível, ele é precoce, ele é um contador de histórias: ele é um problema! Seu esporte favorito é transformar sua casa e a vizinhança em cenário para suas traquinagens. E elas não são poucas. Seu refúgio preferido é um pé de laranja lima. É com ele que desabafa as coisas ruins que lhe acontecem, que comemora uma boa novidade ou com quem divide suas travessuras secretas. Uma história de amor e amizade tão tocante quanto o mais improvável dos encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário