TURISMO EM ALAGOAS: ARAPIRACA

Arapiraca é a principal cidade do interior do estado de Alagoas, conta com aproximadamente 216.108 habitantes (est. IBGE, 2011), se tornando a segunda cidade mais populosa do estado, posicionando-se logo depois de sua capital, Maceió, da qual se distância 135 quilômetros. Ficou conhecida, nos anos 70, como a "Capital do Fumo" por ser o maior produtor de tabaco do país. Hoje, sua realidade econômica é bem diferente, com a decadência da cultura do fumo e o crescimento de outros setores.

 
 Largo Dom Fernando Gomes

A partir da década de 1970, por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto nas pequenas indústrias de beneficiamento do tabaco que havia na região, e a consequente diminuição no preço, seguiu-se um ciclo de decadência da fumicultura. Desde os anos de 1980 experimenta um crescimento econômico com seu comércio e serviços. Além disso, o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento nos últimos anos.

 De acordo com o IBGE, no ano de 2006, Arapiraca apresentou a terceira maior evolução de PIB no Nordeste:
  • 1 - Mossoró (RN) 24,83%
  • 2 - Campina Grande (PB) 22,46%
  • 3 - Arapiraca (AL) 18,27%
  • 4 - Caruaru (PE) 16,34%
  • 5 - Juazeiro (BA) 15,63%
  • 6 - Juazeiro do Norte (CE) 11,72%
Esse grande potencial econômico de Alagoas se deve ao imenso desenvolvimento da região, um fato marcante na receita tributária e na geração de empregos. Ao todo mais de 40 municípios, ou seja, cerca de 1 milhão de pessoas, se abastecem do comércio de Arapiraca.

Comércio de Arapiraca

Sua localização geográfica privilegiada interliga as demais regiões geo-econômicas do Estado e caracateriza-se como pólo de abastecimento agropecuário, comercial, industrial e de serviços. Arapiraca atende às necessidades regionais, minimiza as distâncias entre os centros de abastecimento e potencializa o desenvolvimento da região. O povo arapiraquense é uma de suas riquezas, além da garra e competência, é generoso e receptivo com seus visitantes. Segundo a Revista Veja, Arapiraca é uma das 22 metrópoles do futuro. A reportagem, publicada em agosto de 2010, destaca o crescimento alcançado pelo município nos últimos anos, a exemplo de diversos aspectos do desenvolvimento econômico e social. Além disso, o município é o décimo município mais dinâmico do país e o segundo que mais cresce no Nordeste.

ara_pb_rua15_
Rua XV de Novembro, tradicional rua de comércio e entrada da cidade.
  ara_pb_parque_cecicunha2_
   Lago artificial no parque Ceci Cunha, no centro.


SAM_1930
  Crescimento em número de imóveis na cidade
 
PRAÇA DEPUTADO MARQUES DA SILVA, CENTRO DE ARAPIRACA-ALAGOAS
Praça Dep. Marques da Silva, no centro

 
Lago da Perucaba

Atualmente há uma profusão de projetos no campo da urbanização pública (moradia e vias públicas) e do mercado imobiliário (conjuntos residenciais de casas e de apartamentos). O campo da educação está em franco crescimento, com duas universidades públicas, UNEAL e UFAL, além de uma dúzia de faculdades privadas. A cidade realiza alguns eventos, como a tradicional festa da padroeira (N. Sra. do Bom Conselho) em janeiro, o "Viva Arapiraca" (festival de música), além de outros ligados à indústria e comércio. 
No esporte, temos a Agremiação Sportiva Arapiraquense, mais conhecido como ASA, que é o clube que mais conquistou títulos em Alagoas no século XXI e possui uma das maiores torcidas do estado. É, atualmente, o único time do interior do Nordeste no Campeonato Brasileiro da Série B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário