TURISMO EM ALAGOAS: ROTEIRO E JEQUIÁ DA PRAIA

 Roteiro é um município de Alagoas, situado a 82 Km de Maceió. Tem uma população de aproximadamente 7 mil habitantes.
Praia do Gunga, a maior atração da cidade

Os índios Caetés eram os primeiros habitantes da região, por volta de 1853. A primeira moradora, Francisca de Albuquerque instalou anos depois o sítio Livramento, construindo também - em 1900 - a primeira capela, em louvor à Nossa Senhora do Livramento. O povoado teve seu nome mudado para Roteiro logo depois pelos moradores, que acreditavam que os jesuítas descobriram, no local, o "roteiro" de Dom Pero Fernandes Sardinha, devorado pelos índios na região.

Falésias no litoral de Roteiro
O município possui hoje uma das maiores atrações turísticas de Alagoas: a praia do Gunga, uma ponta de areia branca, cheia de coqueiros, que une as águas do Oceano Atlântico com as do rio São Miguel. É o local ideal para a prática de esportes náuticos. Roteiro tem ainda uma culinária exuberante, com a fartura de sururu, maçunim e ostras, retirados diretamente das lagoas. Uma visão deslumbrante do local tem-se do Mirante Gutemberg Breda (na AL-101 Sul), de onde se avista toda a extensão do coqueiral da Praia do Gunga e das praias e arrecifes da Barra de São Miguel. Afora as atrações naturais, as festas da padroeira e da emancipação atraem também muitos visitantes.

Mirante Gutemberg Breda 












Vista do mirante


______________________________________________________________________________

Jequiá da Praia é um município localizado na microrregião de São Miguel dos Camposestado de Alagoas. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 11.887 habitantes, distribuídos em 338 km² de área.
Jequiá da Praia, o mais novo município de Alagoas

Jequiá da Praia é a cidade do litoral sul de Alagoas que mais apresenta cenários selvagens. As praias de Jacarecica do Sul, Povoado Barra de Jequiá, Lagoa Azeda e Pituba, e o povoado de Barra de Jequiá, apresentam clima quase sempre excelente.
Sua natureza guarda ecossistemas diversificados. No povoado de Barra de Jequiá, por exemplo, pode-se assistir ao encontro da Lagoa de Jequiá com o oceano Atlântico ou os manguezais. Na povoação de Lagoa Azeda está a lagoa que empresta seu nome à região, com águas vigorosas e que dificultam a prática de esportes náuticos. As praias de Pituba e Jacarecica do Sul são praticamente selvagens, apresentando cenários ainda pouco explorados pelo homem.
Dunas de Marapé, a 65 quilômetros de Maceió, no município de Jequiá da Praia. Bela e exótica, com suas areias brancas, é marcada pelo encontro das águas escuras da Lagoa de Jequiá com a imensidão azul turquesa do oceano atlântico. Toda região é considerada um leito natural para toda vida marinha. A região é cercada de manguezais que servem de viveiro natural para crustáceos, peixes e moluscos que complementam toda nossa deliciosa culinária regional.
Para receber visitantes, existe um complexo turístico muito bem instalado na região.Saindo de Maceió leva-se menos de duas horas para chegar até o local!
Lagoa de Jequiá
A principal lagoa é a de Jequiá, que conta com 18 km de extensão (terceira maior do estado) e 1 km de largura, sendo a primeira em volume de água de Alagoas e uma das mais profundas do Brasil, propiciando a prática de esportes aquáticos. Destacam-se também a Lagoa Azeda e Lagoa de Jacarecica. 
Ponte Rubem Pacheco, que liga os dois lados da cidade 
Pontos Turísticos:
- Dunas de Marapé
- Falésias
- Praia de Barra de Jequiá
- Praia de Jacarecica do Sul
- Povoado de Lagoa Azeda
- Lagoa de Jequiá
- Rio Jequiá
- Museu (Centro da cidade)





Nenhum comentário:

Postar um comentário