TURISMO EM ALAGOAS: BARRA DE SANTO ANTÔNIO

Praia de Carro Quebrado
A simplicidade da cidade de Barra de Santo Antônio (AL) cativa os visitantes, que lá encontram paisagens diversas - dos coqueiros e águas transparentes da praia do Morro às ondas fortes e falésias multicoloridas de Carro Quebrado. Alegre, a cidadezinha de aproximadamente 15 mil habitantes, é famosa também por seus eventos como Carnaval, festas juninas, chegada do verão (setembro) e festa do padroeiro São Sebastião (janeiro). Independente do período, não deixe de experimentar a peixada típica da região, servida nos restaurantes caseiros do povoado.
A seis quilômetros do centro fica um dos principais cartões-postais, a praia de Carro Quebrado, com coqueirais, mar verde e as famosas falésias de vários tons, que contornam a orla e fazem da praia um dos destinos favoritos dos moradores de Maceió. 

Prefeitura da Barra de Santo Antônio divulga programação de carnaval
Ponte que cruza o rio Santo Antônio, ligando a cidade de Barra do Santo Antônio à Ilha da Crôa. A ponte passa a fazer parte da AL-101.
A construção da ponte que liga Barra de Santo Antônio à Ilha da Croa facilitou o acesso, mas não é mais permitido passar de carro ou estacionar na areia. A Ilha da Crôa é uma península que se encerra entre o mar, a lagoa e o rio. O local contava com um grande banco de areia no encontro do mar com o rio, que aparecia na maré baixa, que praticamente desapareceu. Para os moradores da região, a falta de cuidado da população, que só estava preocupada com o turismo, foi uma das questões responsáveis pelo desaparecimento da ilha, já que não havia um cuidado em plantar na região, por exemplo.
Hoje, a praia de Ilha da Crôa possui águas azuis, límpidas e mansas. É ideal para a pesca, para a prática de esportes na areia, como futebol e vôlei, e para caminhadas ou passeios de bicicleta. 

 [BARRA+DE+SANTO+ANTONIO+ALAGOAS+0001+(1).jpg]

Barra de Santo Antônio deve sua colonização aos holandeses, que chegaram ao litoral por volta de 1631. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio Grande, que corta a cidade em dois locais distintos: um mais urbano, sede da cidade (à margem direita) e o outro, mais turístico e nativo (à margem esquerda).

 mapa1 

 Como Chegar

Saindo de Maceió, siga pela AL-101, sentido norte, até a Barra de Santo Antônio. Atravesse a ponte sobre o rio Santo Antônio até a Ilha da Crôa. Para Carro Quebrado, siga a estrada de terra na Ilha da Crôa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário