SEPULTAMENTO DO PROFESSOR MANOEL BARBOZA REUNIU EX-ALUNOS E FAMILIARES

Prof. Manoel Barboza
As famílias Barboza, Leão, Oliveira, Correia, Amorim, Lúcio, Bernardino e inúmeros conhecidos, amigos e ex-alunos compareceram às 17 horas de hoje (3.12.13) ao sepultamento do ex-professor, Manoel Barboza de Oliveira (84 anos), falecido ontem vítima de um câncer na cabeça. Manoel Barboza fundou o extinto Instituto São Luiz  em parceria com o professor Pedro de França Reys, natural de Igreja Nova-AL, em 1943, a primeira unidade de ensino privado do município de Arapiraca. Na função, Barboza se transformou em líder educativo do maior respeito e competência. O Instituto fechou as portas nos primeiros anos de 1990 com a morte em anos anteriores do sócio-fundador, Pedro de França Reys e em razão da inadimplência de grande parte dos alunos, além de uma crise circunstancial que afetou o sistema educacional na época.
Membro do Lions Clube de Arapiraca e defensor número um das causas assistenciais, o ex-dirigente de ensino participou também da fundação da Sociedade São Vicente de Paulo, em agosto de 1968, que mantém a "Casa dos Velhinhos", com cerca de cinquenta idosos. Ele foi o terceiro diretor da instituição ao lado do falecido médico José Fernandes de Lima e de Odaízo Lopes, produtor rural, que em esforço conjunto criaram a  entidade e asseguraram até o momento o trabalho de apoio aos idosos carentes do município e cidades vizinhas.
As inúmeras autoridades presentes, muitas das quais formadas nos quatro primeiros anos de estudo no Instituto São Luiz, afora os membros das famílias do ex-diretor de ensino,  foram unânimes em lembrar com pesar a perda de Manoel de Oliveira Barboza não só como um grande educador, mas também como irmão, amigo e parente, que soube valorizar as amizades, em termos de apoio do próximo além do fato de ter contribuído em projetos de fundamental importância para o sucesso administrativo do município.

O velório na 'Casa dos Velhinhos'
Entre as mais conhecidas pessoas ligadas à educação, que atuaram como professores do Instituto ou tiveram formação espelhada na educação, que receberam na entidade, estiveram presentes ao sepultamento os médicos Geraldo Lúcio da Silva (e esposa Uzení), José Carlos Lúcio da Silva (parente), ex-alunos e professores, José Pedro de Oliveira, Cícero Galdino dos Santos (também empresário). Ovídio Barbosa, professor Dema, Manoel Batista dos Santos (ex-aluno e atual empresário), Genival Galdino, José Bento da Silva (atual educador e ex-aluno o Instituto), Gislene Barbosa (parente e professora do estado), Ademilde Leão (parente), José de Macedo Ferreira (ex-aluno), advogado Maurício Fernandes dos Santos, ex-deputado estadual Demuriez Leão e várias outras pessoas. Os oradores Maurício Fernandes, Demuriez Leão, Cícero Galdino, entre os mais destacados, enalteceram as qualidades de Manoel Barboza que sem dúvida representaram o máximo que se podia esperar de uma pessoa detentora da maior dignidade, como foi o caso do ex-dirigente escolar. O Instituto São Luiz foi a segunda unidade de ensino privado de Arapiraca (1943), seguida do atual Colégio N. Sra. do Bom Conselho, fundado em 1950 pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC. A primeira escola pública da cidade, que funciona na Av. Rio Branco até hoje, é a Escola Estadual Adriano Jorge, inaugurada em 1940 pelo então governador, Ismar de Góis Monteiro. Foi com o intuito de vencer a dificuldade com a falta de escolas na cidade que o professor Manoel Barboza e seu colega Pedro de França Reys se lançaram em campo com a fundação da nova escola que consagrou o falecido Instituto como modelo de ensino da década. O corpo saiu da "Casa dos Velhinhos" às 17h20 coberto com a bandeira verde e amarela da extinta entidade ensino para o Cemitério Pio XII, onde foi sepultado com aplauso dos presentes.

Amigos e familiares vão ao sepultamento no Cemitério Pio XII




Nenhum comentário:

Postar um comentário