UM HERÓI

Há alguns anos, uma pitoresca aldeia da Suíça foi destruída pelo fogo. Em poucas horas as lindas vivendas eram, pelas chamas, reduzidas a escombros. Passado o furor do incêndio um dos moradores achava-se tomado de grande desespero. Já não possuía sua casa e suas vacas e, para o cúmulo da desgraça, desaparecera o seu filhinho, um menino de sete anos. O pobre homem chorava sem cessar, recusando ouvir qualquer palavra de conforto. Passou toda a noite tristemente entre as ruínas do seu lar.
Quando apareceram os primeiros alvores da madrugada, ouviu um som bem conhecido e, olhando para a estrada, viu sua vaca favorita, que conduzia todas as outras e, atrás delas, seu filho querido.
- Meu filho, meu filho! Exclamou ele. Como conseguiste escapar do incêndio?
- Muito simples, papai. Quando vi o fogo, tratei logo de reunir as vacas e levei-as para o campo.
- Tu és um herói, meu filho! - Proclamou orgulhoso, o pai.
- Oh! Não, papai. Herói é aquele que pratica algum ato de valor. Eu levei as vacas para o campo somente porque as vi em perigo. Sabia que era a única coisa acertada a fazer.
- Pois meu filho - tornou o pai - aquele que faz coisa acertada, em tempo oportuno, é um herói.

                          
Malba Tanhan
"Lendas do Céu e da Terra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário