JOÃO PESSOA (PB), ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

É na ponta dos Seixas que se encontra o Extremo Oriental das Américas, local que justifica o fato de que aqui o sol nasce primeiro. No Farol do Cabo Branco é possível ter uma visão panorâmica da orla pessoense. 







Sim, o sol nasce para todos. Mas é na Paraíba que os primeiros raios luminosos atingem o Novo Mundo todas as manhãs. Antes das 5 horas, o Farol do Cabo Branco – localizado na Ponta do Seixas, em João Pessoa – se ilumina com o crepúsculo matinal.
Com ou sem sol, a vista do mar a partir do farol, situado em um paredão de cerca de 40 metros de altura, é um dos pontos altos – e isso não é um reles trocadilho – da capital paraibana. A algumas centenas de metros do farol, ponto turístico mais famoso e visitado da capital, fica a Estação Ciência Cultura e Artes Cabo Branco – as duas estruturas fazem parte da Zona Especial de Preservação do Parque do Cabo Branco. Projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 2008, o centro cultural tem área construída de mais de 8 mil quadrados, incluindo hall de exposições, café, restaurante e terraço panorâmico.

Divulgação / Centro Cultural São Francisco, construída entre 1589 e 1799, no estilo barroco
Centro Cultural São Francisco, construída entre 1589 e 1799, no estilo barrocoEstação Ciência Cultura e Artes - Inaugurada em 2008, o projeto arquitetônico é de autoria de Oscar Niemeyr, e ocupa uma área construída de mais de 5 mil metros quadrados.
Belíssimo lago do Parque Solon de Lucena, na região central de João Pessoa…
Costa litorânea
Fundada em 1585, João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Centro Histórico tem imóveis com mais de 400 anos, nos estilos barroco, rococó, maneirista, colonial e art-noveau. Na paisagem urbana ­­destacam-se a Igreja da Misericórdia (1586), a Catedral de Nossa Senhora das Neves (1602) e o Centro Cultural São Francisco, uma das estruturas barrocas mais relevantes do país, construída entre 1589 e 1799.
Vista aérea da cidade
Centro Histórico
Classificada pela Orga­­­nização das Nações Unidas (ONU) em 1992 como uma das cidades mais verdes do planeta, João pessoa é o destino brasileiro com maior extensão de praias urbanas próprias para banho (30 quilômetros).
A exemplo de outras capitais brasileiras, a cidade também se orgulha do seu pôr do sol. Na praia do Jacaré, às margens do Rio Paraíba, turistas ­­reúnem-se para acompanhar o fim do dia ao som do clássico Bolero, composto por Maurice Ravel e executado por artistas locais. A 15 minutos do Centro, a prainha é repleta de bares, restaurantes e artesanato.
Incrível!
Bonita praia do Jacaré, em João Pessoa, PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário