EM POUCAS LINHAS




Conforme informações da Editora Vozes, publicadas em seu calendário anual de 2014 (janeiro), o rio Nilo é um calendário quase perfeito. Os egípcios usavam seu "nilômetro" para medir o nível do rio. Este era uma simples vareta graduada. O intervalo entre duas cheias máximas dava 365 dias.
- O relógio mais preciso - O NIST-7 é o relógio mais preciso que já foi feito até hoje. Funciona no "National Institute of Standards and Tecnology" do Colorado, Estados Unidos. Segundo seu construtor, Robert Drullinger, se o NIST-7 funcionasse durante 3 milhões de anos, só atrasaria (ou adiantaria) um único segundo.
- Apuração de erros - Os cálculos do monge Dionysios Exiguus, na Idade Média, situaram o nascimento de Jesus no ano 753 da fundação de Roma. Os astrônomos, porém, apuraram que a estrela brilhou nos céus de Belém quatro anos antes. Disso se pode concluir que o ano 2014 aconteceu em 2010.
- O menor livro do mundo  mede apenas 2,4 mm x 2,9 mm. Suas 32 páginas contêm impressões gráficas das 26 cartas de Joshua Reichert. Já o maior livro do mundo mede 1,70 m de comprimento por 1,15m de largura. Pesa cerca de 80kg e está guardado no museu britânico. É um atlas universal que pertcnceu a Carlos II, rei da Inglaterra.
- Carlos Gomes - O notável maestro e compositor, nasceu em Campinas - SP, em 1836 e faleceu em Belém - PA, em 1896. Graças ao apoio de Dom Pedro II, pôde aprimorar seus estudos na Itália. É dele a imortal e majestosa ópera "O Guarani".
- Pneus de aviões são enchidos com nitrogênio, não com ar, como os dos automóveis, porque o volume deste gás não se altera com as variações e temperatura. Eles estão sujeitos a temperaturas que vão de 50 graus negativos, quando voam, a 80 positivos, quando pousam, devido ao atrito das rodas na pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário