"VOTIS NO CIRSO"


Toda segunda-feira eu encontro algum tempo para fugir do tédio doméstico e dar uma bela circulada na feira livre do bairro Baixão, vinte minutos da minha casa, no Eldorado. Hoje (25.08), ao me aproximar do zum-zum dos feirantes dei de cara com grupos de jovens distribuindo panfletos dos candidatos à próxima eleição de presidente da República, senadores, deputados (federais e estaduais) e governador. Logo atrás, outro panfleteiro, este mais original, surgiu de repente (em tom de campanha) falando alto:
- Votis no Cirso. Ele vai ser o maior deputado federal do Brasil
- Onde mora o Cirso? O que ele é? Interroguei.
- Olá, seu Zé! Ele mora na Cohab (só não sei que Cohab é!) e é do sertão. Estudou tecnologia do voto, é mais sabido que esses "ladrãos" que estão por aí. Se o senhor votá nele garanto que ele lhe dará carona de moto e pagará sorvete pro seu "fio".
- Em primeiro lugar eu não sou o Zé. Sou João. Protestei. Vou tentar encontrar um voto em casa disponível. Se conseguir, será dele.
- Tá certo, seu João. Pra votar no Cirso é fácil: basta chamar o número da lista e ele aparece.
- Tá legal. Vamos lá. Prometi.
- Tô lhe agradecendo desde agora, seu Mané, disse o zombeteiro.
- Mané nada, seu cara. É João. Protestei.
- Pra eu mesmo o nome qui si lasque. O qui quero é o voto do Cirso, seu Chico, respondeu o homem ironicamente. As pessoas que ouviram o papo deram-lhe  uma baita vaia:
- Uuuuuuuhhhhh !!! Vai embora doidão. Olha o louco, olha o louco!
O cara era o retrato do Fred, o personagem do desenho animado de Hanna Barbera que lembra o tempo das cavernas. Até a chamada do suposto candidato, no papel, era estranha: "Votis no Cirso" (para não dizer Cícero).

Nenhum comentário:

Postar um comentário