AMBIÇÃO OU GANÂNCIA: QUAL É O SEU LANCE?

Curvo-me diante da enciclopédia de dezoito obras de um dos mais respeitados filósofos e escritores do nosso século. Graduado em 1975, mestrado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, em 1989 e doutorado pela mesma instituição na área educacional em 1997, Mario Sergio Cortella, nascido em 05  de maio der 1954, em Londrina, Paraná, é também professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC/SP. Além de  secretário da educação do município de São Paulo entre 1991 e 1992, ele também exerceu  diversos cargos no Ministério da Educação e em São Paulo. Entre as dezoito obras  de sua autoria estão: "A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistomológicos nos Labirintos da Moral". "Não Espere pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas". "Viver em Paz, Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade". "Sobre a Esperança, Diálogo com  Frei Betto". "Qual é a Tua Obra?Viveremos Mais, Viveremos Bem". "2014: Ética e Vergonha na Cara". "Pensar Bem, nos Faz Bem" e "Descartes a Paixão Pela Razão"
No livro, Pensar Bem Nos Faz Bem, publicado pela Editora Vozes, Mario Sergio Cortella nos dá uma lição aprimorada de comportamento humano: " É muito importante que se tenha ambição na vida. Mas entendida como uma virtude e não como um vício. A ambição de querer saber mais, de conhecer mais, de querer uma carreira mais estruturada, uma condição material mais extensa. Isso é ambição, que leva à capacidade de se fazer elevar as coisas que se tem. Nesse sentido, a ambição se diferencia da ganância, que é querer só para si, a qualquer custo. E é um custo que jamais deve ser pago, porque é eficazmente apodrecido. A ambição movimenta a capacidade e buscar mais e melhor.
O filósofo espanhol, Miguel de Unamuno, dizia que "quem  não sente a ânsia de ser mais, não chegará a ser nada". É preciso ter um projeto, um desejo de elevar-se, de ir adiante, de crescer, não só para si, nem a qualquer custo".Então, como diz o autor em palavras muito claras em seu livro, de forma positiva, todos tem que ter um projeto, de se organizar, de escolher seu caminho, dentro de suias necessidades e qualificações. Cada um tem que ter uma opção. no jogo da vida, optar por um lance que não seja para vencer na marra, no imoral, mas conforme as suas qualificações físicas, mentais e profissionais. Entendeu? Então responda a si ,mesmo: Qual é o seu lance?

Nenhum comentário:

Postar um comentário