A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)

Edifício da ONU, em Nova Iorque.
Hoje (24/10/15) é uma data que interessa a todos nós, cidadãos do mundo. Dia das Nações Unidas e dia Internacional do Desenvolvimento, sem dúvida são dois registros bastante significativos para a história da humanidade e mais especialmente para o nosso país.
"Após a Segunda Guerra Mundial, em 24 de outubro de 1945, foi fundada a Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover o direito internacional, o desenvolvimento, o progresso social, os direitos humanos, a paz e a segurança das nações. Em 1947, ocorreu a primeira Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU. O discurso da abertura foi feito pelo chefe da delegação do Brasil, o Chanceler Osvaldo Aranha. Desde então, é um brasileiro que faz abertura dessas sessões. Até 2012 eram 193 países-membros, incluindo quase todos os estados soberanos do mundo. A organização está dividida em instâncias administrativas, principalmente a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social e o Conselho e Tribunal Internacional de Justiça".
Vale lembrar que a ONU foi fundada ainda com o mundo traumatizado pelos trágicos efeitos da Segunda Guerra Mundial(1939-1945) que deixou estatísticas chocantes de 80 milhões de mortos, mais de 10 milhões de pessoas mutiladas e 5 milhões de desaparecidos. As maiores vítimas foram as populações civis, que morreram indefesas e entregues à sorte  diante dos bombardeios aéreos, tiros de canhões, de tanques de guerra, metralhadoras e bazucas usadas pelos exércitos. O Brasil participou do conflito com 226 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira - FEB e perdeu 35 MIL homens nas batalhas das quais tomou parte na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário