HOTEL ESTRELA, O PRIMEIRO DE ARAPIRACA

Uma das poucas fotos do primeiro hotel de Arapiraca
Situado na Rua Nova (atual Praça Marques da Silva), o  famoso Hotel Estrela  ou “Hotel de Dona Rosinha”, como também era conhecido nos anos 1930, era instalado no antigo Paço Municipal, um sobrado construido por Antônio Apolinário que serviu de sede para a Emancipação Política de Arapiraca e, onde funcionou a Junta Governamental, enquanto era realizada a primeira eleição.

Hotel Estrela (ao fundo) onde hoje se localiza a Pç. Marques da Silva

O Hotel Estrela foi, durante muitos anos, um dos pontos de convergência da sociedade local, onde se hospedavam as autoridades, os viajantes, os profissionais liberais, onde se tratava de negócios, se falava em política e, também da vida alheia e onde se hospedavam o Promotor Dr. Pimenta, o Delegado Vicente Ramos, o Dentista Dr. Guedes, o Funcionário Pedro Monduga, o Viajante “José do Rádio”.
Testemunha de vários eventos importantes do passado, o “Hotel de Dona Rosinha” marcou época e, era considerado o melhor  da Cidade, onde se realizava os importantes bailes da sociedade de então. Infelizmente o velho Hotel Estrela, ex-Paço Municipal e sede da Emancipação, não foi desapropriado pelo Município e, nem tombado pelo Patrimônio Histórico, terminou sendo vitima do progresso, sacrificado que foi para dar lugar a um edifício quadrado de cinco andares, privando á posteridade de um testemunho do passado que contava a própria história de Arapiraca.
Os forasteiros bem sucedidos tiveram o mérito de ajudar a construir o progresso da terra, mas não tiveram  a grandeza de espírito nem a sensibilidade de preservar a memória da Cidade, destruindo prédios e lugares históricos, patrimônios da sociedade.

Livro Arapiraca Através Dos Tempos/Zezito Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário