Como resolver 7 problemas nos relacionamentos


1) Você percebe que o outro não pode ser seu "tudo"
Todo mundo espera demais dos pares: eles precisam ser almas gêmeas, melhores amigos, companheiros de aventura, conselheiros financeiros e profissionais, parceiros sexuais e referência de família. A verdade é que é praticamente impossível para um único ser humano suprir todas estas demandas. "Todas estas necessidades - que são naturais - devem ser direcionadas a pessoas diferentes, incluindo você mesmo. Você precisa ter amigos que também sejam seus parceiros de aventura e conselheiros profissionais", comenta a terapeuta Angela Skurtu. E, completa: "Por exemplo, se você se casou com alguém tímido, mas você adora sair e ser o centro das atenções. Em vez de cobrar que a outra pessoa supra - sem sucesso! - esta necessidade sua, você pode simplesmente encontrar outra companhia ou outra maneira de colocar este lado extrovertido para fora".
2) O telefone ficará entre vocês
No começo do relacionamento, vocês trocavam mensagens de bom dia e boa noite e emoticons fofos. Mas, todo esse amor virtual não diminuia a vontade de encontrar pessoalmente. Bem, não é bem isso que acontece ao longo da convivência. "É muito fácil nesta vida corrida e com esta cultura tecnológica que perdamos a conexão pessoal rápido demais. Preste atenção e sempre reserve um tempo para realmente conversar cara a cara e deixar o celular de lado", diz a psicoterapeuta Andrea Wachter.
3) O sexo não vai ser incrível o tempo todo
Prepare-se para um sexo sem brilho ao longo do tempo. O desejo muda, os horários que não batem, a intimidade às vezes fica estranha. O movimento no quarto pode desacelerar bastante. "Falta de intimidade é a causa de vários outros problemas. Dê atenção para toques e coisas simples que mantenha isso, mesmo que a interação não termine em sexo. Andar de mãos dadas em público, beijar, dançar são algumas sugestões. Cuidado para não tratar o outro como amigo", explica Andrea Watcher.
4) Você não vai conseguir cumprir todas as suas metas no relacionamento
Você certamente traçou metas para o relacionamento ideal. Como, por exemplo, não dormir mais que três noites separados. Mas, segundo Laurel Steinberg, sexóloga e professora na Universidade de Columbia, a verdade é que algumas delas nunca serão atingidas. Uma dica para não cair na frustração? "Você deve lidar com estes pontos como algo que "gostaria" que acontecesse e não como uma "necessidade", explica.
5) Os hábitos ruins não vão milagrosamente desaparecer
Sabe aquele cabelo no ralo, a toalha molhada em cima da cama, a pasta de dente sem tampa, as luzes todas acesas e a incapacidade de fechar qualquer porta de armário? Tudo isso vai continuar. Aceita que dói menos. "Amar alguém é aceitar os hábitos ruins e entender que eles não vão sumir porque você pediu, gritou ou brigou um milhão de vezes. Relacionamento é amar mesmo diante da falta de mudança no comportamento. Pense nisso", diz a psicoterapeuta Stephanie Buehler.
6) Dinheiro será um problema
"All you need is love"? Os Beatles deixaram passar que para uma relação durar você precisa mais que só amor e também aprender a navegar em águas turbulentas durante crises financeiras. "Percebo no consultório que problemas com dinheiro deixam os homens deprimidos. E depressão torna muito difícil resolver qualquer problema, além de criar novos. O segredo é cuidar do assunto com a maior parceria possivel. Se apenas um assumir esta responsabilidade, há mais chances de ter ressentimento e distanciamento", explica a conselheira Amanda Deverich.
7) Monogamia será um desafio
Ser fiel dá trabalho. Claro que cada pessoa lida com o assunto de uma maneira, mas é quase impossível não sentir atração por outras pessoas e vez ou outra questionar se quem está ao seu lado é realmente a melhor pessoa para você. "O importante é ter em mente que por mais difícil, manter-se fiel vale a pena quando os dois têm o mesmo comprometimento. É preciso conversar sobre isso e trabalhar diariamente", diz a psicoterapeuta Stephanie Buehler.


Portal Vírgula

Nenhum comentário:

Postar um comentário