DIA NACIONAL DA CAATINGA EM ALAGOAS

Imagem relacionada
Canal do Sertão visto dos Morros do Craunã e do Padre, em Água Branca


O Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) preparou uma agenda especial para o Dia Nacional da Caatinga, com palestras, cinema educativo e uma trilha. As atividades, que foram realizadas na sede da Associação de Moradores do Povoado Tingui, em Água Branca (AL), iniciaram no dia 26 e encerram hoje, 28 de abril, data oficial escolhida para homenagear o bioma.

Nesta sexta-feira (28), haverá uma trilha no Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre, Unidade de Conservação (UC) localizada no município de Água Branca. Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e moradores do entorno devem subir a trilha para chegar ao alto do morro que possui pouco mais de 620 metros de altitude. O intuito da trilha é apresentar as riquezas do local.
Caatinga
O bioma caatinga é o único totalmente brasileiro, ocupando cerca de 10% do território nacional e englobando parte dos municípios da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Do total, pelo menos 70% já teve a interferência do homem e apenas 0,28% se encontra protegido em Unidades de Conservação.
Em Alagoas, há 1% protegido nos espaços legalmente definidos de proteção: um Refúgio da Vida Silvestre, três Reservas Particulares do Patrimônio Natural e mais o Monumento Natural dos Cânions do São Francisco – criado em âmbito federal e que engloba parte do estado. Está em fase de estudos a criação de pelo menos mais três Unidades na região do sertão alagoano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário