SENTIMENTO OCEÂNICO

Resultado de imagem para eu e o mundo

Esta expressão foi usada por um amigo de Freud em uma correspondência e este se sentiu frustrado por não ter capacidade de ter este sentimento. Sentimento Oceânico é a sensação de nós sentirmos que não estamos simplesmente no mundo, mas somos do mundo, somos o mundo. Formamos uma unidade com nossos semelhantes, com toda a natureza, com todo ser animado e inanimado. É saber que nós não somos uma 'ilha', não estamos sós, mas fazemos parte de toda a criação. Como é bom saber que a natureza depende de mim, que preservá-la é minha obrigação, que eu amo e cuido de tudo o que existe no mundo e de todos., assim como Deus, o Criador de tudo me ama e cuida de mim com o mesmo amor que eu cuido e amo sua criação.

                   
Dra. Ely Barreto, Psicóloga



                                          
SAÚDE COMO UM DIREITO HUMANO


Imagem relacionadaNum passado recente a saúde era vista como "caridade". Mais recentemente foi proclamada como "direito", mas infelizmente na prática estamos vivenciando que saúde é um "negócio". Numa sociedade consumista tudo vira mercadoria e tem um preço. Temos que batalhar para que ela seja considerada como um direito fundamental do ser humano. Não podemos ser ingênuos em acreditar de que, por considerá-la um direito, não  tenha um custo. Saúde como direito exige investimentos, gestão competente e honesta dos recursos, instrumentos e profissionais bem-formados e atualizados. No Brasil, temos o Sistema Único de Saúde - SUS. Temos que lutar para fazê-lo funcionar bem. Estão em jogo a vida e a saúde de 150 milhões de brasileiros, que dependem dele no cuidado de sua saúde!

                             
Leo Pessini, Camiliano
                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário