MARIA ANTONIETA, A VIDA PELO LUXO E O PODER

Ela foi uma austríaca que se tornou rainha da França no reinado da revolução francesa. Casou-se com Luis XVI e manteve um estilo de vida extremamente luxuoso. Era uma rainha impopular e acabou sendo aprisionada pelos revolucionários. Levada a julgamento foi condenada à morte por alta traição, sendo guilhotinada (enforcada) em 1793.

Maria Antonieta nasceu em Viena, sendo filha de Maria Teresa e Francisco I, imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Casou-se com Luis Augusto, herdeiro do trono francês, em 1770. Tornou-se rainha da França em 1774 e manteve um estilo de vida demasiadamente luxuoso. Teve três filhos com Luis XVI. Foi guilhotinada em 1793, durante a revolução francesa.

Maria Antonieta Josefa Joana de Habsburgo-Lorena ou Josepha Johanna von Habsburgo-Lothingen (no alemão), nasceu em Viena (Áustria) em 2 de novembro de 1775. Foi a 15ª filha do imperador Fernando I e da imperatriz, Maria Teresa da Áustria.

Na ocasião, seus pais governavam o Sacro Império Romano-Germânico, que dominava uma série de nações da Europa desde o século X. Naquele contexto, o Sacro Império já estava decadente e era governado de fato por Maria Teresa, cujas obrigações fizeram com que ela se ausentasse da união dos filhos.

Os historiadores contam que a educação de Maria Antonieta, durante a sua infância, foi desleixada e isso fez com que ela tivesse dificuldade de alfabetização, e mais, de falar e escrever corretamente alemão, francês e italiano.No entanto, ela possuia boas habilidades em música e dança.

Quando começaram a se estender os acordos para o seu casamento, foi necessário que ela passasse por uma espécie de tutoria  intensiva a fim de melhorar seus conhecimentos.

No fim da década de 1760, a mãe de Maria Antonieta decidiu usar sua filha para uma estratégia política e, assim, os diplomatas austríacos se envolveram em negociações com a França e a filha de Luis Fernando, herdeiro do trono francês, falecido em 1715.

O casamento era parte de uma estratégia para aproximar austríacos e franceses e aconteceu em 14 de abril de 1770, em uma igreja em Viena. A cerimônia foi por procuração e o representante de Luis Augusto, de acordo com a lei, foi um dos irmãos da noiva. Com o casamento concretizado, ela foi obrigada a renunciar aos seus direitos na dinastia Habsburgo.

Maria Antonieta foi enviada para a França e conheceu seu marido no dia 14 de maio de 1770. Foi uma festa de grande movimentação que reuniu toda a corte, em Versalhes,por conta do casamento. Maria Antonieta teve três filhos batizados como Luis José, Luis Carlos e Maria Sofia.

A esposa de Luis XVI entregou a corte ao mundo das vaidades, fazendo grandes festas toda semana, gastando somas incalculáveis de dinheiro, usando o poder real para usar modas famosas da Europa e se entregando aos amantes, enquanto o rei ficava fora de casa quinze e vinte dias participando de caças nas florestas do país em companhia de membros da realeza. A má conduta da rainha levou o país a uma crise econômica muito grave que levou o povo à miséria e toda a nação a uma situação de pobreza calamitosa.

Enfim,  Maria Antonieta levou uma vida intensa de luxo e fantasias que deixou a França no fundo do poço. Os franceses não suportaram tanto sofrimento e partiram para a revolução, que custou a vida de milhares de pessoas.e a queda do rei. Os revolucionários mataram o rei Luiz XVI, na guilhotina e depois enforcaram Maria Antonieta, na guilhotina, com 37 anos de idade, às 12h25, no dia 16 de outubro de 1793, por alta traição ao país, de acordo com as informações dos revolucionários. (Por Daniel Neves da Silva, Prof. de História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário