Arapiraca é a principal cidade do interior do estado de Alagoas, conta com aproximadamente 216.108 habitantes (est. IBGE, 2011), se tornando a segunda cidade mais populosa do estado, posicionando-se logo depois de sua capital, Maceió, da qual se distância 135 quilômetros. Ficou conhecida, nos anos 70, como a "Capital do Fumo" por ser o maior produtor de tabaco do país. Hoje, sua realidade econômica é bem diferente, com a decadência da cultura do fumo e o crescimento de outros setores.
Largo Dom Fernando Gomes
A partir da década de 1970, por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto nas pequenas indústrias de beneficiamento do tabaco que havia na região, e a consequente diminuição no preço, seguiu-se um ciclo de decadência da fumicultura. Desde os anos de 1980 experimenta um crescimento econômico com seu comércio e serviços. Além disso, o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento nos últimos anos.
De acordo com o IBGE, no ano de 2006, Arapiraca apresentou a terceira maior evolução de PIB no Nordeste:
- 1 - Mossoró (RN) 24,83%
- 2 - Campina Grande (PB) 22,46%
- 3 - Arapiraca (AL) 18,27%
- 4 - Caruaru (PE) 16,34%
- 5 - Juazeiro (BA) 15,63%
- 6 - Juazeiro do Norte (CE) 11,72%
Esse grande potencial econômico de Alagoas se deve ao imenso desenvolvimento da região, um fato marcante na receita tributária e na geração de empregos. Ao todo mais de 40 municípios, ou seja, cerca de 1 milhão de pessoas, se abastecem do comércio de Arapiraca.
Comércio de Arapiraca
Sua localização geográfica privilegiada interliga as demais regiões geo-econômicas do Estado e caracateriza-se como pólo de abastecimento agropecuário, comercial, industrial e de serviços. Arapiraca atende às necessidades regionais, minimiza as distâncias entre os centros de abastecimento e potencializa o desenvolvimento da região. O povo arapiraquense é uma de suas riquezas, além da garra e competência, é generoso e receptivo com seus visitantes. Segundo a Revista Veja, Arapiraca é uma das 22 metrópoles do futuro. A reportagem, publicada em agosto de 2010, destaca o crescimento alcançado pelo município nos últimos anos, a exemplo de diversos aspectos do desenvolvimento econômico e social. Além disso, o município é o décimo município mais dinâmico do país e o segundo que mais cresce no Nordeste.
Rua XV de Novembro, tradicional rua de comércio e entrada da cidade. |
Lago artificial no parque Ceci Cunha, no centro.
Crescimento em número de imóveis na cidade
Praça Dep. Marques da Silva, no centro
Lago da Perucaba
Atualmente há uma profusão de projetos no campo da urbanização pública (moradia e vias públicas) e do mercado imobiliário (conjuntos residenciais de casas e de apartamentos). O campo da educação está em franco crescimento, com duas universidades públicas, UNEAL e UFAL, além de uma dúzia de faculdades privadas. A cidade realiza alguns eventos, como a tradicional festa da padroeira (N. Sra. do Bom Conselho) em janeiro, o "Viva Arapiraca" (festival de música), além de outros ligados à indústria e comércio.
No esporte, temos a Agremiação Sportiva Arapiraquense, mais conhecido como ASA, que é o clube que mais conquistou títulos em Alagoas no século XXI e possui uma das maiores torcidas do estado. É, atualmente, o único time do interior do Nordeste no Campeonato Brasileiro da Série B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário