SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - OS GENERAIS DE HITLER

Um  dia alguém há de se perguntar como e qual o motivo que poderia ter levado as nações a travar entre si um duelo tão intenso e devastador, capaz de destruir tantos seres humanos em um período aparentemente pequeno (1939 a 1945), cujos motivos dificilmente poderão convencer a estudiosos ou a qualquer que seja a autoridade, de qualquer país. Há  mais de vinte anos eu pesquiso assuntos da segunda guerra mundial e consegui formar um acervo que podem me permitir reestudar os dramas que afetaram a humanidade no período negro do conflito e seus reflexos até os dias atuais, mas não consigo estabelecer um parâmetro que se possa modificar  a natureza e estabelecer o padrão da guerra em seus aspectos econômico, social, financeiro, político, científico, cultural, humano e militar. O caso é que não se encontra uma justificação adequada e convincente para se criar uma situação de beligerância de forma tão longa e agressiva como ocorreu no período de seis anos do século passado. Embora se saiba que motivos ideológicos e econômicos sejam as principais armas que levem dezenas de homens a travar violentos e destruidores combates entre si almejando tão somente conquistar territórios e fontes de riquezas que venham a assegurar a sobrevivência dos povos.
Mas em relação ao início e prolongamento da segunda guerra mundial, sabe-se com certeza que a segunda foi a  causa da primeira guerra que terminou em 1917 na Europa, tal como se lê nos documentos da Organização das Nações Unidas (ONU), que sucedeu a antiga Liga  das Nações.
Como a Alemanha foi derrotada na primeira guerra e passou a sofrer pesadas perdas econômicas, para pagar os prejuizos causados aos adversários, além de ter perdido grande parte do seu território, Adolf Hitler assumiu o poder no país em 1933, através de golpes militares e a partir daí passou a trabalhar unicamente  na construção de um projeto de guerra que levasse a Alemanha a reconquistar suas perdas passadas. Por se tratar de um programa de trabalho dos maiores do planeta, envolvendo bilhões de dólares e de marcos, a  moeda da Alemanha, há de se chegar à conclusão de que somente um homem com ideais tão avessos à realidade,como Hitler, podia se lançar em  campo para concretizar seus objetivos militares da forma tão surpreendente como fez. Para lançar a Alemanha
na Guerra, Hitler teve de reformular o país inteiro, formar um exército de  milhões de homens, criar indústrias, recuperar a economia do
país arrasado, asfaltar estradas, treinar militares às escondidas na Rússia, para surpreender a Europa, criar a força aérea, marinha de guerra, construir navios, armas, aviões, educar a população, formar corpos de saúde, educação,construir escolas, formar a  agricultura, pecuária e oferecer trabalho para a população. Para formar suas forças armadas, Adolf Hitler teve de organizar um grupo de militares que se transformou no mais completo e eficiente esquadrão de guerra do mundo, na época, militares esses que viriam a ser destruídos anos depois, vítimas de massacres renhidos e espantosos combates nos campos de guerra. Veja quais foram alguns dos maiores generais de Hitler na guerra, no momento, já que adiante traremos a lista completa dos comandantes alemães: Walter von Brauchtsch, Ludwig Beck, Werner vom Blomberg, Werner von Fritsch, Paull Ludwig von Kleist, Erich von Lewinski Manstein, Hans Guenther von Kluge, Hans Speidel, Karl Wolff  ,Erwin  von Witzleben. Dos oficiais mais valentes do exército alemão, um grupo de cinco mil foi executado por ordem de Hitler em julho de 1944, por se envolverem num atentado a bomba contra o todo poderoso Adolf.
Nos próximos dias  veremos mais detalhes da guerra,os nomes dos demais generais, as batalhas, os monstruosos planos de ação.

Até a próxima.

Os Generais de Hitler
Editora Três

Um comentário:

  1. Boa noite, João
    Esse livre deve ser ótimo adoro leituras sobre guerras, aliás de história em geral.
    E o pior disso tudo,é saber que existem pessoas que ainda cultivam esses pensamentos medíocre, malignos e idiotas. Eu faço caricaturas e outro dia fiz uma para Bar Mitzvá, recebi comentários ridículos e preconceituosos contra judeus.
    Tenha uma ótima semana.
    www.caricaturasdapati.blogspot.com

    ResponderExcluir