CORRUPÇÃO É O CÂNCER DA LIBERDADE, A DESTRUIÇÃO DA ECONOMIA

A corrupção, embora seja mais antiga que o capitalismo, desde tempos imemoriais dos antigos pensadores (veja Karl Marx, Albert Speer e outros), é o câncer da liberdade e da democracia, a destruição do estado progressista, das populações civilizadas da nação evoluída  Corrupção significa deterioração, quebra de um estado funcional e organizado. A palavra deriva do latim "Corruptus", que significa "quebrado em pedaços, pútrido" (ou podre). Quando o assunto é política, no Brasil normalmente vem associado a outro assunto, a corrupção. Segundo Eduardo de Freitas, "é uma infelicidade que um país tão grande como o nosso sofra tanto com a corrupção. "Nos países pobres, de povos analfabetos, consumidos pela miséria, a corrupção age como uma doença maligna, como câncer, que destrói a educação, saúde, sociedade e principalmente a economia e a vontade de viver. Isto porque ela (a corrupção) impede que o estado cresça, que o povo evolua, já que o capital necessário para empregar em benefício do público (o povo) não sai das mãos dos que detém o poder, ou seja, os mandatários.
A corrupção pode ser definida como utilização do poder, ou parte da autoridade para conseguir vantagens e fazer uso do
dinheiro público para o seu próprio interesse da família, os amigos ou grupos organizados. Então é isso: quando no poder, o corrupto se recusa a abandonar o seu "império", que é o seu meio de vida.Aí é o que se pode chamar de "máfia" ou grupo de criminosos organizados, que subtrai tudo para si e  nada para os outros. Os "outros" quero dizer, os eleitores, aqueles que garantem os corruptos no poder.
O CRIME - Corrupção é crime quando atinge os seguintes itens: favorecer alguém prejudicando os outros. Aceitar e solicitar recursos financeiros (propina) para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou outros serviços, sem licitações para favorecer determinada empresa ou grupos. Desviar verbas públicas, dinheiro destinado a serviços em benefício do povo para pessoas responsáveis pelas obras ou iniciativa própria do poderoso, até uso de recursos para um condomínio. "Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre da população, deixando de construir escolas, postos de saúde, abastecimento de água, saneamento ou esgoto sanitário, melhores estradas, praças e logradouros com infraestrutura urbanística.
TRANSPARÊNCIA - Quando um governo não tem transparência em sua administração, como dizem comumente os técnicos da administração federal, é mais provável ou quase certo,que haja incentivo à prática de irregularidades que deságuam na corrupção.
Se no Brasil falamos muito em desonestidade, principalmente dos políticos não existe país com corrupção zero, apesar de os países ricos terem menos desonestidade no serviço público, considerando que as populações dos países ricos são esclarecidas, educadas e difíceis de ser em enganadas. De acordo com uma organização internacional que mede o nível de corrupção, de 0 a 10 nos países, alguns dados revelam em primeiro lugar, com nota de 9,7, com menor índice de irregularidades, e que corresponde à maior margem de confiança, é a Finlândia. O Brasil ocupa o 54º lugar, com  nota 3,9, com a margem de confiança da comunidade estrangeira, no Brasil, entre 37% a 41%.
VERGONHA - Em um discurso que se tornou muito conhecido entre os brasileiros, Rui Barbosa, famoso jurista baiano, falecido em 1923, assim se expressa: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude; a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".
"Política e politicalha não se confundem não parecem, não se relacionam com a outra. Antes se negam, se repulsam mutuamente. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha,a malaria dos povos de moralidade estragada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário