"DEUS SALVE A RAINHA!"

Nas Celebrações de 6O anos do Reinado de Elizabeth 2ª a Festa é de Todo o Mundo


O Reino Unido inicia nesta segunda-feira (06/O2/2012) as celebrações dos 60 anos do reinado de Elizabeth 2 ª, um acontecimento de grande repercussão que envolve não só a Inglaterra e os países do Reino Unido (Escócia, País de Gales, lrlanda do norte, Austrália, Islândia, Ilhas Malvinas) como praticamente todo o mundo, como homenagem das nações que recebem convites para as comemorações por meio de suas embaixadas e missões diplomáticas, em honra à rainha.
O Jubileu de diamantes é a marca dos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth 2ª, organizada pela coroa britânica com muito luxo e diversos acontecimentos que se prolongam até o mês que vem, inclusive com a exposição de brilhantes, que marcará o Jubileu de Diamantes, foco das celebrações. "A rainha foi coroada em junho de 1952, meses depois da morte do pai, George VI, em 6 de fevereiro do mesmo ano. Ela é a monarca mais longeva (e não mais velha, na mesma linguagem diplomática) no cargo desde a rainha Vitória, que governou por 63 anos", diz a BBC de Londres em um vídeo gravado sobre as homenagens à monarca. Elizabeth 2ª, em seis décadas de trono, conviveu com diversos primeiros-ministros e diferentes líderes mundiais. Entrou e saiu por conflitos militares, sofreu um atentado e provou a sua capacidade de adaptação diante das grandes crises que mudaram o mundo.
Um pormenor que chama a atenção entre os povos, diz respeito ao fato de ser a rainha e não um rei que governa o país que é administrado pelo parlamento, com um primeiro-ministro. A rainha é a autoridade central no governo. Como centro das atenções, ela é "quem manda" como se diz popularmente no Brasil. Ela é rainha herdeira do trono em razão do direito que obteve por não ter havido um homem para assumir no seu lugar. A história da Inglaterra, em alguns momentos, diz que "A rainha Elizabeth I, que reinou de 1558 a 1603, conseguiu aumentar o poder real ao completar a obra de Henrique VIII, seu pai. Elizabeth I morreu sem deixar herdeiros. Seu primo Jaime I subiu ao trono". Depois, com o desenrolar dos fatos, surgiu Maria Stuart, filha de Jaime II, que invadiu a Inglaterra e depôs o rei para proteger a religião protestante. Diante disso, os ingleses perderam a ocasião de ter um rei e serem súditos de Elizabeth 2ª até hoje. Os ingleses adoram sua rainha desde longos anos. Tanto que até o hino da Inglaterra tem como título a conhecida frase: "Deus Salve a Rainha".




Nenhum comentário:

Postar um comentário