UMA PÉROLA DE GOETHE

Encontrei uma pérola esquecida  há mais de três décadas. É o raríssimo Fausto, de Johann Wolfgan  von GOETHE (1749, Alemanha - 1832). Uma maravilha poética conhecida em todo o mundo, editada no Brasil por Otto Pierre Editores. No livro, o romancista, poeta e dramaturgo mantém um diálogo com algumas personagens interessantes como Fausto, Mefistófeles, Wagner, Margarida, Marta, Valentim o Povo, Lêmures Siebel e outros envolvendo situações das mais diversificiadas, inclusive religião.

Trata-se de uma obra teatral que espelha bem o ambiente europeu. Eis partes da dedicatória com a qual ele inicia Fausto:



"Vinde, ilusões!...Da vida, na manhã,

Como amava fixar vosso insconstante afã!

É essa uma vaidade que ainda me interessa.

Aproxime-se!...Bem; tudo se anima e apressa

Por cima da neblina e num mais vasto mundo,

Meu coração, mais novo, aspira mais depressa

O sopro da magia em torno a vós, profundo"...

Terminando...

"Ser o de um alaúde onde a brisa estremece.

Sinto-me emocionado; não de lágrimas novas,

A noite da minha alma tornou-se menos triste:

Dos meus dias de outrora reviveram as trovas,

E aquilo que não é, para  mim ainda existe".

      



E outra, mais popular que espelha a paisagem europeia - Camponeses Sob as Tílias:



           Danças e Cantos



"Os pastores deixam os seus gados

Levando em gestos compassados

As belas pelo braço

E sob as tílias e juntando

Ei-los aos saltos e dançando

Olé! Olé!

Larilolé!

Sigam bem o compasso!

A dança em roda se apressava

Quando um pastor que se lançava

Roça um vestido

E logo a dona diz, inquieta

"Este rapaz é um pateta!"

Olé! Olé!

Larilolé!

Mas que atrevido!

Eles dançavam a voar

Voavam saias pelo ar

O pé vacila...

Cobre o rubor a face toda

E um sobre o outro andando à roda

Olé! Olé!

Larilolé!

Tombam em fila!

"Não me toqueis dessa maneira"

"Minha mulher ficou na feira,

Hoje descansa!"

Ambos se afastam num instante
E tudo segue trepidante,

Olé! Olé!

Larilolé!

Música e dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário