DUZENTOS E DEZ PREFEITOS ELEITOS EM 2008 FORAM CASSADOS


 Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (07/05/12) pela Confederação  Nacional dos Municípios (CNM) demonstra que dos 5.563 prefeitos eleitos em 2008, 383 não estão mais no poder. Desses, 210 foram cassados, 48 deles por fraudes na campanha eleitoral. Em  56 municípios do país, a troca de prefeitos ocorreu por mortes dos titulares, sendo que oito deles foram assassinados ou se suicidaram. Vinte e nove saíram para concorrer a outros cargos, dezoito por doenças e setenta por outros motivos, como renúncia e acordos entre partidos, por exemplo. As cassações por infração à lei representaram 22,8% dos casos de afastamentos dos prefeitos. Os casos  mais comuns resultaram em escândalos por tentativa de compra de votos, uso de materiais e serviços custeados pelo governo na propaganda eleitoral. Os atos de improbidade administrativa motivaram 36,6% das trocas de administradores municipais. 4,76% dos prefeitos deixaram os cargos por causa de crimes de responsabilidade, 17,62% por infração político-administrativa e 2,86% por crime comum. Minas Gerais e Piauí apresentaram o maior número de prefeitos cassados. Em cada um desses Estados, 27 prefeitos perderam seus mandatos após processo de cassação. Em segundo lugar vem o Paraná onde 14 prefeitos foram cassados. Ceara, Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram 12 prefeitos cassados em cada Estado. A pesquisa foi promovida através do cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Federação dos Municípios e Confederação Nacional dos Municípios (CNM). E NOS OUTROS ESTADOS?
O leitor que acompanha os resultados desses relatórios que divulgamos há de perguntar o motivo pelo qual  Estados, como Minas, Piauí, Paraná, Santa Catarina, Ceará e outros aplicam a lei com cassação e severas punições aos prefeitos corruptos enquanto que em Alagoas e uns poucos outros dificilmente se ouve falar em cassação. Por que seria, em?  Será que a lei naquelas unidades da federação são diferentes das nossas? Aqui, constantemente são levados ao conhecimento do público e autoridades os maiores escândalos dos administradores municipais, A Polícia Federal realiza operações de grande proporção nas prefeituras, Câmaras Municipais  e órgãos oficiais todos os anos, mas não se sabe se algum prefeito vereador ou quem quer que seja continua preso ou perdeu o mandato. Quando  muito  acontece é uma ação numa pequena cidade, com alguma ameaça, por roubo e outras irregularidades. Cassação de mandato não saiu e se alguém foi preso poucos dias depois é libertado.
Ao que parece há um super todo-poderoso com a mão protetora sobre o corrupto para defendê-lo. SERIA MUITO BOM que o Conselho Nacional de Justiça, com o Tribunal Superior Eleitoral e a Polícia Federal realizassem uma SUPERBLITZ nas cidades e apurasse as  maracutaias que, COM CERTEZA  MUITOS FIGURÕES PERDERIAM O PODER. Ou será que Alagoas está blindada pela criminalidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário