SECA NA BAHIA ATINGE 2,7 MILHÕES DE PESSOAS


Apesar de algumas chuvas que têm caído no sul e oeste da Bahia, nos últimos dias que, no entanto, não  resolvem ainda os grandes problemas causados pela estiagem que castiga há mais de cinco meses o Estado e a região nordeste, 229 municípios baianos estão em situação de emergência decretada pelo governo estadual. Dois milhões e setecentas mil pessoas foram afetadas pela falta de chuvas. Os Ministérios da Integração Nacional e Desenvolvimento Agrário liberaram R$ 11 milhões para cobrir os prejuízos. A Casa Civil da Bahia informou ontem (16) que o governador Jaques Wagner se reuniu com a  ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para apresentar projetos de infraestrutura hídrica das quais necessitam os recursos federais.
São 26 projetos, sendo que 19 deles serão  executados pelo governo do Estado. As obras restantes ficarão a cargo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Estão sendo destinadas à população mais de duas mil toneladas de arroz, duas mil toneladas de feijão, onze toneladas  de carne de frango doadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em onze municípios da região de Feira de Santana e Vitória da Conquista, distribuídas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES). O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai destinar também R$ 52 milhões para atender 78 mil agricultores em 121  municípios severamente prejudicados pela seca.
A meteorologia espera ter perspectivas de chuva a partir do dia 20/05/12(domingo), em quantidade suficiente para começar a encher açudes e barreiros em grande parte do Estado, segundo autoridades baianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário