FALTA DE CHUVA NÃO PREJUDICA FESTAS JUNINAS NOS ARRAIAIS DO NORDESTE


É uma grande mentira afirmar que a estiagem que atinge a região nordestina, com muito rigor, seja motivo para impedir a realização das grandes festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro em todos os Estados. Os administradores dos municípios e organizadores dos festejos  nas capitais admitem que poderá haver menos animação em algumas pequenas cidades  da região, mas  mesmo assim as populações não serão impedidas de homenagear os santos de junho.
Em Pernambuco, o centro das atrações está em Caruaru e Recife, com animação total em todos os municípios. Os pernambucanos comemoram  100 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, com atrações inusitadas à base de comidas regionais, shows musicais com forró pé de serra e música eletrônica de bandas populares. Caruaru espera receber um milhão de visitantes em suas festas de junho e além da  grande quantidade de comida oferecida ao púbico, ontem (07) foi apresentado um bolo pé de moleque de nove metros, feito com massa de mandioca, canela, açúcar, sal e outros ingredientes. 
Trezentos artistas foram contratados para as festas de Caruaru. A Paraíba que tradicionalmente ganha prestígio  no Brasil e exterior com sua programação  de festas que se prolongam por tinta dias, tem em Campina Grande o seu maior calendário comemorativo com shows, comidas e bebidas para todos os gostos. Campina Grande programou festejos com estrutura para receber dois milhões de pessoas. Todo o Estado paraibano é só festejos este mês.
Sergipe, como sempre, também não fica atrás dos  seus concorrentes estaduais e  segue o rastro dos grandes arraiais nordestinos. O foco  dos festejos sergipanos é Aracaju, com a realização este ano da 19ª edição  do Forró Caju, mas praticamente todos os  municípios se fazem presentes com seus eventos  prestigiados pelo turismo do Estado.
Sergipe promove 14 dias de festas, entre 15 a 29 de junho, com  participação de 7O% de artistas locais, e predominância do forró pé de serra, embora este ano estejam programados shows com Alceu Valença, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Genival Lacerda, Banda Calypso, o som eletrônico da banda Garota Safada e outras atrações.
Na Bahia, o forró das  bandas eletrônicas, pé de serra com forrozeiros de várias partes do país, artistas com sons para todos os admiradores, e todos os ritmos, tomam conta dos municípios de quase todo o Estado. Salvador é o palco geral dos eventos juninos. No Ceará, os municípios têm predominância no sucesso dos arraiais, o mesmo ocorrendo no Rio Grande do Norte, onde o interior ganha seu espaço em São João e São Pedro, principalmente em  Mossoró. Natal e Fortaleza mantêm suas tradições juninas com festas nos clubes e bairros periféricos.
Em Alagoas, os municípios de Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Muricy, União dos Palmares, Coruripe, Santana do Ipanema e outras cidades menores realizam seus eventos em  São João e São Pedro, animados com fogueiras, bebidas, comidas, quadrilhas e o ritmo quente dos forrozeiros. Maceió tem seu sucesso junino nos concursos de quadrilhas com grande número de participantes e artistas populares do  nordeste.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário