BRASIL PODERÁ TER QUE IMPORTAR 12 BILHÕES DE LITROS DE GASOLINA



Importar 12 bilhões de litros de gasolina, quase um recorde histórico, para um país como o nosso, com um potencial como o do Brasil, parece inacreditável, mas é verdade. O secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marcos Antonio Martins Almeida, considera o incremento do consumo de combustíveis no Brasil extremamente forte e prevê que se não houver crescimento substancial na produção de etanol (que é acionado à fórmula da gasolina a uma proporção de 2O%), o país pode ter, forçosamente, que importar 12 bilhões de litros de gasolina em 2020.
Segundo ele, o valor dessa importação  ficaria em torno de R$ 68 bilhões, considerando os preços atuais. "O crescimento  da
demanda por gasolina e diesel, no país, é assustador", alertou o secretário.




Foster Nega Alta da Gasolina


 As discussões sobre um  provável aumento dos preços dos combustíveis, no país, ainda são desencontradas. Ontem (29), a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou que a estatal não realiza nenhuma negociação com o governo com vistas a um novo reajuste nos valores dos combustíveis. Ao ser questionada sobre o assunto, no Rio de Janeiro, ela reafirmou que "não há nenhuma negociação no sentido de reajustar preços". No entanto, Foster observou que a empresa buscará uma paridade com os preços internacionais. Ela reforçou o fato de que "caso o barril de petróleo tipo brent (referência na Europa) aumente de preço, haverá uma necessidade de olhar à frente para verificar o andamento do problema na área comercial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário