INCA ALERTA PARA O PERIGO DO USO DO NARGUILÉ NO BRASIL


O Instituto Nacional do Câncer (INCA) fez ontem (29) um alerta ao país sobre o alto número de fumantes do cachimbo oriental narguilé, que vem sendo usado por 200 mil brasileiros. O número foi conseguido por pesquisa especial sobre tabagismo realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2008,  em uma parceria com o INCA.
A coordenadora da Divisão de Epidemiologia do INCA, Liz Ameida, afirmou que o narguilé é usual entre jovens e adolescentes. O cachimbo é fumado por grupos de pessoas em ambientes de socialização.
"A garrafa é muito bonita, com ervas aromáticas e esse cachimbo é utilizado em bares e festas onde as pessoas fazem uso do
tabaco sem nenhum alerta ou advertência. 
Segundo o INCA, análises comprovam que a fumaça do narguilé contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados substâncias cancerígenas e mais alamantes do que a fumaça do cigarro. É que, enquanto a tragada do cigarro alcança de  30 a 50 ml entre 5 a 7 minutos, o volume da tragada do narguilé pode chegar a mil ml em uma sessão de uma hora, equivalente ao consumo de mais de 100 cigarros.
O narguilé é de origem indiana, Sendo simplesmente um cachimbo de água utilizado para fumar, é composto de um fornilho, onde o fumo é queimado, um recipiente com água perfumada (que o fumo atravessa antes de chegar à boca) e um tubo por onde fumaça é aspirada pelas pessoas que compartilham de uma sessão ao mesmo tempo. Vicinho miserável e estranho, esse tal narguilé, não é gente? É cada coisa doida que aparece!


Nenhum comentário:

Postar um comentário