A Justiça Eleitoral está
divulgando a campanha Voto Limpo, por meio de peças publicitárias no rádio e na
televisão. As mensagens pretendem estimular os eleitores a participar do
processo eleitoral e a escolher candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas
na Justiça.
De acordo com informações do
Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha é composta por cinco filmes e
cinco peças de divulgação para rádio. Cada peça publicitária tem 30 segundos e
trata de temas relacionados à Lei da Ficha Limpa, que vale para as eleições
municipais de outubro deste ano.
Os filmes e a propaganda de
rádio alertam os eleitores para a importância de pesquisar o passado dos
políticos e conhecer as propostas de cada um. As mensagens da campanha
incentivam a participação no pleito de eleitores de todas as idades, inclusive
os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos, para os quais o voto é
facultativo.
Nas eleições anteriores, as
campanhas da Justiça Eleitoral tinham início com 60 dias de antecedência. Neste
ano, a campanha, de acordo com o TSE, ficará no ar nos 45 dias que antecedem o
primeiro turno da eleição.
A campanha vai ao ar até o dia
4 de outubro e, nas localidades onde houver segundo turno, será retomada logo
após o anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.
A decisão de exibir a campanha
no mesmo período da propaganda eleitoral gratuita foi da presidente do TSE,
ministra Cármen Lúcia. A medida levou em conta uma pesquisa realizada a pedido
do TSE que constatou que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das
campanhas anteriores, que eram iniciadas 60 dias antes do pleito.
A escolha do tema Voto Limpo,
de acordo com o TSE, também foi feita com base no resultado da pesquisa. O
estudo apontou que a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco conhecida pelos
eleitores, apesar de ser uma lei gerada por iniciativa popular.
AGÊNCIA BRASIL
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