CARRO USADO JÁ ERA. O MUNDO É DO NOVO!

Mercado de carros usados à espera de novidades
 Trocar carro novo pelo velho, jamais! Hoje o mundo é do novo! É a crise profunda que atinge o mercado de veículo usado, seja de que marca for. Somente os "sem dinheiro" ainda miram o chamado "carro velho", porque é  muito dispendioso, carro para os de grana curta e diante do excesso de burocracia pode até levar à loucura qualquer um que se aventure a entrar na cabine de um caminhão ou automóvel que tenha sido possuído por alguém por pelo menos um ano. O carro usado pode chegar à mão do novo dono com documento falsificado, placa adulterada, multas no Detran e Denatran (Departamento Nacional do Trânsito), chassi adulterado, peças falsas com nome de pessoa que tenha falecido e negociado por algum trambiqueiro, placa atrasada e inúmeros problemas que tem tudo para infernizar a vida do novo proprietário, arrancando-lhe do bolso os últimos míseros centavos disponibilizados para a manutenção do "calhambeque".
Quem  quer sofrer com pouco dinheiro para comprar um usado, já entra na loja sendo discriminado. De mão no bolso, aflito, com o coração batendo, o futuro negociante de veículo já sabe que tem pela frente uma "parada nada mole" para encarar. Primeiro ele calcula mentalmente se o dinheiro dá para pagar a entrada, que pode ser em torno de 3O% , mas depende do acordo com o lojista, para definir o valor do pagamento inicial. Depois, o pretenso comprador deverá passar por uma fase que o deixará de nervo à flor da pele, de cabelo em pé. E vai logo conjeturando: "Meu Deus, será que eu vou perder os meus trocados, na compra dessa coisa velha?". Pelo sim e pelo não, para perder ou ganhar, ele terá de ir em frente. Afinal, precisa do veículo urgente para trabalhar!
 Aí, se chegar a um denominador com o dono a loja, o provável comprador vai escolher o veículo, saber o ano de fabricação, examinar a máquina, testar freio, caixa de marcha, economia de combustível, direção, verificar documentação, emplacamento, saber do Detran se há mutas atrasadas, calcular o valor e quantidade de prestações, procurar um mecânico para examinar o motor e dar o parecer. O passo seguinte é com a financeira, que vai  exigir dele: CPF, carteira de identidade, comprovante de rendimento, comprovante de residência. As prestações serão estabelecidas para 36 a 48 meses. O total de cada parcela é de 25% do valor do rendimento do futuro dono do carro. Após adquirir o automóvel ou caminhão, o comprador é obrigado a manter em dia as prestações. Se não puder pagar, a financeira recolhe (toma) o veículo e enviar o nome do responsável pela compra para a Serasa ou SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). O ex-dono perde o carro e terá de pagar até a última parcela, a menos que consiga transferi-lo para outra pessoa a preço amigo. Faça suas contas e veja se o seu é o mundo do novo ou do velho, caro leitor. Não esqueça que "a vida é dura para quem é mole".

  O empresário Adelson Costa França queixa-se do atual cenário dos usados no país
MERCADO DIFÍCIL - O empresário Adelson Costa França (58 anos), com 36 anos no ramo de carros usados, em entrevista prestada a este blog, informou que o mercado de usados vive uma crise sem precedentes e está defasado desde o tempo do ex-presidente Fernando Henrique. Ele diz que não é difícil negociar carros. "Não tem novidade. Basta a pessoa fazer seus cálculos, saber se o seu dinheiro é suficiente para negociar o veículo e encarar". Segundo ele, para sobreviver no ramo, o comerciante tem que fazer trocas, se virar, porque as dificuldades são grandes para os donos de agências.
Ele afirma que "a culpa é do governo que promove os lojistas dos carros novos e desprestigia o vendedor do carro velho. Não há previsão de melhora. A população está sem dinheiro para negociar carros. "Apesar das dificuldades, ainda conseguimos vender algumas poucas unidades por mês, sabendo que as chances de lucro são poucas", observa Adelson Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário