A PÁTRIA DE JESUS E MARIA



Rio Jordão
A Palestina está na  Ásia, mais precisamente na região da costa do Mediterrâneo, que une Síria e Egito, com o espaço de terra, de norte a sul, de 230 KM.
De forma retangular, atinge  uma superfície de 25.124 quilômetros quadrados. Está dividida em duas partes pelo rio Jordão: Uma aquém do rio,  a maior e mais importante. Outra, além do rio, chamada também Transjordânia, é menor. As regiões aquém do Jordão, mais lembradas no Evangelho, são: a Galileia, ao norte, Samaria, ao centro e Judeia, ao sul. Na Transjordânia: Pereia, ao sul, Decápolis, ao centro e a Transconítides, com Abilínia, ao norte. Todas as regiões são mais ou menos montanhosas, com  pequenas planícies.
A Judeia era o centro político, religioso e intelectual do povo hebreu. Sua capital, Jerusalém, possuía o único templo de toda a nação. o supremo tribunal, chamado o "Grande Sinédrio", para os sacerdotes consagrados ao serviço do Templo, os principais doutores da lei, as escolas mais célebres e grande número de sinagogas: cerca de 480. Era o coração da nação.
A Samaria, entre a Galileia e a Judeia, era inimiga de ambas por rivalidade religiosa, porque pretendia que o lugar onde se devia adorar a Deus fosse o monte Garizim, de 870 metros de altitude, perto de Siquém. A capital da região era Samaria, denominada Sebaste. Ainda hoje os samaritanos conservam esse sentimento de rivalidade.
A Galileia, onde Jesus  permaneceu a maior parte de sua vida, era muito fértil e bastante populosa. Não se sabe com exatidão o número de habitantes. O povo era trabalhador, simples, forte e  muito religioso. As cidades mais conhecidas da Galileia são: Nazaré, Caná, Séforia e às margens do seu belíssimo lago, Tiberíades, Mágdala e Cafarnaum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário