ALIMENTOS COM MAIOR TEOR DE VITAMINAS SÃO PRODUZIDOS NO BRASIL


Dobro de ferro no feijão
Feijão com o dobro de ferro, batata-doce alaranjada com muita vitamina A e arroz polido com altos teores de zinco. Esses alimentos já estão sendo produzidos no Brasil e poderão ser aliados importantes no combate à desnutrição, principalmente da população pobre. Os produtos foram desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, e são conhecidos como alimentos Biofortificados.
A pesquisa começou há cerca de 10 anos sob a coordenação da engenheira de alimentos da Embrapa, Marília Nucci. "Nós estamos desenvolvendo cultivos agrícolas com maiores teores de ferro, zinco e pró-Vitamina A.

Milho em caroço
Começamos trabalhando com mandioca, feijão e milho. Depois fomos adicionando outros alimentos como feijão de corda (variedade resistente à seca), batata-doce, trigo e abóbora. O feijão teve teores elevados de 50 gramas para 90 gramas de ferro. A batata-doce teve o betacaroteno elevado de 10 microgramas, por grama, para 115 micrograma por grama. O arroz teve o teor de zinco acrescido de 12 para 18 microgramas por quilo. O gosto desses produtos é bom e agrada aos consumidores", afirmou a engenheira Marília Nucci. Os testes são feitos no Piauí, Maranhão e Sergipe, locais onde são encontradas melhores condições para seleção de sementes e efetivação dos testes. No momento, a empresa desenvolve sete variedades agrícolas: abóboras, arroz, batata-doce, feijão, mandioca, milho e feijão de corda. Mil e 200 famílias estão plantando alimentos Biofortificados e a expectativa é de que até 2015 15 mil famílias serão envolvidas no cultivo dos alimentos reforçados com Vitaminas, zinco e outros nutrientes, de acordo com os técnicos da Embrapa.

Batata-doce reforçada com mais betacaroteno
Mandioca será também enriquecida


Nenhum comentário:

Postar um comentário