FILME SOBRE HITCHCOCK E OS BASTIDORES DE 'PSICOSE' ENTRA EM CARTAZ

Cinéfilos devotos e espectadores ocasionais, críticos e leigos, hoje todos concordam: Alfred Hitchcock (1899 – 1980) é sinônimo de grande cinema. Mas o mestre do suspense nem sempre foi uma unanimidade – a trajetória do diretor inglês teve altos e baixos, sucessos e fracassos. Hitchcock (2012) leva para as telas um desses impasses: sob maquiagem pesada e próteses que o engordaram para o papel, o ator Anthony Hopkins faz um retrato do cineasta diante de dúvidas quanto ao futuro da carreira e do casamento durante a rodagem de Psicose (1960). Baseado no livro de Stephen Rebello sobre os bastidores de Psicose, o roteiro de John J. McLaughlin conta o nascimento desse clássico sob o prisma do relacionamento de Hitchcock com sua mulher e colaboradora: a assistente de direção, roteirista e montadora Alma Reville (1899 – 1982). 

O grande trunfo de Hitchcock é o elenco: dois dos maiores atores britânicos da atualidade, Anthony Hopkins e Helen Mirren encarnam com inteligência e espírito o célebre casal, brilhando juntos em diálogos ácidos e humorados – ainda que Sir Hopkins às vezes pareça fisicamente preso embaixo da maquiagem. Já a linda Scarlett Johansson evoca com graça e impressionante semelhança a estrela Janet Leigh. Merecem destaque ainda a música de Danny Elfman, que ecoa as trilhas que Bernard Herrmann escrevia para os filmes de Hitchcock, e as recriações das divertidas aparições do cineasta em sua série de TV.
Mas a narrativa carece de sutileza, explicitando de maneira óbvia demais os sentimentos e impasses dos personagens, subestimando a intuição e a capacidade de dedução do espectador. Falta Hitchcock em Hitchcock.

HitchcockDe Sasha Gervasi. Com Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Danny Huston, Michael Stuhlbarg e Jessica Biel.
Drama, EUA, 2012.
Duração: 98 minutos.
Classificação: 12 anos.

Anthony Hopkins como Alfred Hitchcock

Nenhum comentário:

Postar um comentário