O SUCESSO MUNDIAL NOS SHOWS DAS BIG BANDS

Louis Armstrong
Já faz muito tempo - cerca de 85 anos, que o mundo ouve os grandes sucessos das chamadas músicas de Nova Orleans,como eram popularmente conhecidos os sons do "Blues", executados por astros das maiores orquestras do planeta. As Big (jazz) Bands, nesses quase 85 anos, exportaram dos Estados Unidos para todo o mundo o som alucinante da época, como a grande marca do rítmo americano, ainda hoje tocado e festejado por seus admiradores. 
Quem contou bem a vida das Big Bands foi o mundialmente conhecido maestro Enoch Light, uma autoridade consagrada no assunto: "No início do anos 30, nós nos apresentávamos num clube noturno de Greenwich Village - The Village Grove Nut Club. Tocávamos toda a semana de 18:30 às 4::00 da manhã. E nem preciso dizer que o clube não tinha ar condicionado .Menciono este fato porque todos nós, músicos, estávamos conscientes de que estava acontecendo o início de um grande interesse, no país,pelas Big Bands. Já havia algumas bandas de valor, como as de Duke Ellington, Fletcher Henderson, Jean Goldkette,entre outros e essas bandas tinham o mérito de reunir talentos do porte de Bix Beiderbeck, Jimmye Tommy Dorsey, Joe Venuti, Eddie Lang, Russ Morgan, Louis Armstrong, Coleman Hawkins, Benny Carter,Buster Bailey, Rex Stewart, Don Redman, Johnny Hodges, Cootie Williams, Lawrence Brown entre outros. Estas e outras bandas maravilhosas criaram um público de admiradores em toda a América e no mundo inteiro.
No Village Grove Nut Club costumávamos apresentar o show das celebridades que começava lá pela meia noite e contava com a participação de muitos astros da Broadway. Lá a gente via Al Jolson, Bing Crosby, Kate Smith, Eddie Cantor Harry Richman e outros.O ano de 1935 foi muito importante para as Big Bands, pois foi neste ano que Benny Goodman organizou sua banda. Quando já estávamos trabalhando no Roney Plaza Hotel, em  Miami Beach, fomos convidados a tocar num programa especial para o presidente Roosevelt.Foi a primeira transmisão de rádio para todo o país. Em nossas apresentações nos colocávamos em contato com as maiores Big Bands da época: Glenn Miller, Woody Herman, Harry James, Glenn Gray, Tommy e Jimmy Dorsey, Paul Whiteman,Isham Jones, Chick Webb e outros tantos".

 Pelo Mundo

A febre das Big Bands não tardou a se espalhar pelo mundo. No Brasil se formaram várias orquestras de baile que animavam as noites do país tocando os sucessos de Glenn Miller e Duke Ellington, dividindo a preferência com clásicos da música brasileira. A Orquestra Tabajara, até hoje em atividade, se tornaria a maior referência do gênero entre os brasileiros.
A Big Band Brasil Orquestra é o prosseguimento dos objetivos do maestro Berbel, que idealizou e criou a mais importante orquestra universitária do interior paulista,na década de 90. Já a Banda Mantiqueira, com 21 integrantes, fundada em 1985, acompanhou com sucesso os cantores João Bosco, Gal Costa,Guinga e Sérgio Santos. As grandes orquestras do momento, Ray Conniff, Billy Vaughn, Paul Mauriat, James Last, Lawrence Welk, Percy Faith, Henry Jerome (Metais em Brasa) e inúmeras outras ganharam a preferência do público ao diversificar seus repertórios, sem  abandonar, no entanto, o som  das velhas big bands. Glenn Miller ainda é mais tocado com seus  sucessos da época: In The Mood, Begin the Beguine, Moonlight Serenade, etc. Miller morreu em 1944 quando o avião em que viajava a Paris caiu no mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário