REVIVENDO MEUS TÍTULOS DE JORNALISTA COM O TRABALHO DA CÂMARA JÚNIOR


No Clube dos Fumicultores, à direita a ex-deputada Luiza Evangelista e convidados.























Em 1973 recebendo um título das mãos de Petrúcio Melo , jornalista.                   





Câmara Júnior de Arapiraca-CAJUARA, filiada à Câmara Júnior do Brasil e à Júniors Chambers International - JCI, sediada nos Estados Unidos da América, prestou um grande serviço aos arapiraquenses e alagoanos, durante o período de funcionamento por cerca de quinze anos (entre 1970 a 1986). 
A entidade se iniciou em Arapiraca depois de ter sido inaugurada anos antes em Maceió, Santana do Ipanema e inúmeros outros municípios brasileiros com propostas inovadoras de criar lideranças jovens para formar o futuro do Brasil com projetos saídos da base popular, ministrados por projetos realmente audaciosos. Coube ao amigo, Dirceu Viana Portela, ex-companheiro do jornal Gazeta de Alagoas, hoje conceituado advogado em Maceió, a tarefa espontânea de me convencer a instalar a instituição em Arapiraca, para trabalhar com outras organizações semelhantes como Lions Clube, Rotary Clube, Maçonaria e outros movimentos culturais e sociais da cidade, visando o progresso do município.
Auxiliados pelos padres Antônio Lima Neto e Francisco Antônio Andrade Filho, que respondiam pela igreja do bairro Cacimbas, eu e os companheiros Etevaldo Dantas dos Santos, Ednaldo Correia Lima (em memória), Manoel Batista dos Santos, Jurandir Pinheiro Bispo e Dirceu Viana Portela nos reunimos em uma noite, por volta de 1970 na Câmara de Vereadores, ocasião em que rascunhamos o projeto de fundação da Câmara Júnior de Arapiraca - CAJUARA, cujas finalidades de funcionamento atendiam as aspirações de todos. Daí por diante foi fácil! Os padres ajudaram no ponta-pé inicial, mas não puderam continuar no projeto. A seguir, alugamos uma sala na Av. Rio Branco, defronte à Câmara Muncipal, elaboramos o estatuto da sociedade e fomos à luta.
Realizamos inúmeros programas de trabalho em benefício da coletivdade, como a criação das feiras livres do bairro Brasilia e do bairro Primavera, atualmente conhecida como feira da Fumageira. Construímos e inauguramos, com apoio da prefeitura na época, a praça Câmara Júnior, no bairro Eldorado, próximo do centro da cidade. Construímos um marco na saída da cidade para Penedo, que constava de uma torre de cerca de três metros de altura, com o espaço de alguns metros quadrados cimentados ao redor. No centro da Praça Câmara Júnior foi construído um obelisco com uma placa comemorativa da Câmara Júnior, hoje abandonada.

                                             FESTA DAS PERSONALIDADES


O último título foi o mais atrativo, pela criatividade.
Foram inúmeros os empreendimentos concretizados pela entidade social, em Arapiraca, dentre os quais destacamos ainda projetos de trabalho conjunto com a municipalidade para realização de obras nas comunidade pobres, programas de ajuda aos pequenos comerciantes para execução de negócios e promoção de cursos e trabalhos de livre iniciativas para ajudar aos jovens na conquista de empregos, aperfeiçoamento de mão de obra e incentivo ao ensinamento para surgimento de futuros lideres locais. Para obter fundos de reservas financeiras para seus projetos, a CAJUARA (Câmara Júnior de Arapiraca) criou a Festa das Personalidades, seguindo o modelo usado pela Câmara Júnior de Santana do Ipanema (CAJUSI), que nos fins de dezembro ou inícios de janeiro de cada ano promovia o evento com grandes orquestras, grandes convidados e empolgantes atrações.


O primeiro "canudo", abriu espaço para os demais, 1973.
A Festa das Personalidades elegia todos os anos as pessoas que melhor se destacassem no ano em trabalho de atendimento ao público, melhor médico, melhor advogado, melhor comerciante, melhor dentista, melhor comerciário, melhor farmacêutico, melhor político, melhor empresário, melhor jornalista etc. Os melhores do ano eram escolhidos através de pesquisas que a organização da festa realizava anualmente, distribuindo nas lojas, indústrias, escolas, casas de saúde, hospitais, escritórios de trabalho, consultórios médico-dentários e muitos outros locais, com cartas pedindo que as pessoas votassem em quem achavam terem melhor se destacado nas diversas atividades em benefício da população. No fim de cada ano, os nomes eram selecionados e quem obtivesse maioria, era eleito para receber o título na grande festa como Personalidade do Ano. 
A festa de Câmara Júnior se tornou uma das mais badaladas do nordeste, todo fim de ano e recebia em peso a presença da fina sociedade e ilustres convidados do Estado e de outras regiões, sempre tendo como atrações grupos musicais de sucesso e convidados das mais altas posições sociais. Eu fui homenageado como o Jornalista do Ano por quatro vezes, em 1973, 1974, 1975 e 1978. Obtive destaque especial no Congresso Nacional das Câmaras Júniors do Brasil, em Fortaleza, no ano de 1972, em reconhecimento pela fundação da Câmara de Arapiraca e em nível nacional de divulgação e incentivo à instituição. 
Os amigos que fizeram parte da Câmara Júnior e tiveram valorosa participação nos trabalhos foram: Etevaldo(Dalva) Dantas dos Santos, Jurandir Pinheiro Bispo, Manoel Batista dos Santos, ex-deputado Ismael Pereira, Antônio Ribeiro, Cícero Galdino(Erluce) dos Santos, Francisco (Zélia) Azevedo, Dimas Pinto(Nena) de Souza, Flaudízio Barbosa,José (Cida) Wanderley, Arqueleu, radialista Nelson Filho e muitos outros. A CAJUARA parou pelo cansaço, pelas consequências do tempo, pelas crises sociais e dificuldades financeiras, mas marcou época na história do município e de Alagoas. Também deixou uma lacuna aberta pela insubstituível ausência e alegria das suas festas, além da preciosa contribuição dada ao nosso desenvolvimento.

Com os amigos, Ednaldo Correia Lima e Dimas Pinto, ao fundo.

Em 1974, agradecendo o apoio da sociedade no "Fumicultores"


Segunda homenagem, como o Melhor do Ano, em 1974.











Nenhum comentário:

Postar um comentário