CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS



















Juventude no Brasil

"A violência, em suas mais variadas formas, cada vez mais constitui grande preocupação e desafio para toda a sociedade - notadamente nos centros urbanos. No Brasil a realidade não e diferente. Em recente estudo do Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y Justicia Penal do México, 14 cidades brasileiras, entre as quais MACEIÓ - AL e Vitória - ES foram indicadas entre as 50 mais violentas do mundo em 2011.
A juventude é a principal faixa da população sujeita a violência (especialmente agressão extermínio) na realidade urbana. Diariamente jovens são mortos em todos os estados do país - em sua maioria jovens negros e pobres.
A mortalidade juvenil, inserida num modelo de produção e consumo que tende a perpetuar as injustiças sócio-econômicas, deve urgentemente ser encarada com a garantia dos direitos básicos à juventude, somadas às políticas de enfrentamento da violência.
As pastorais da juventude, comprometidas com a defesa da vida dos jovens, realizam desde 2009, juntamente com outras organizações, a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A ação busca levar para a sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio, bem como pressionar o poder público para para que essa realidade de morte seja enfrentada.
Diante de tanta violência que vemos e vivemos no mundo juvenil, preocupados e desejosos de vida plena, é essencial trazer para os debates públicos nas diferentes esferas da sociedade a perversa realidade de morte que ameaça a juventude  Nosso eco profético deve ter como horizonte a presença de dignidade para todos os jovens: a juventude não quer sobrar, muito menos morrer; a juventude quer viver"!


                           
Paula Cervelin Grassi
Representante da PJ no Conselho Nacional da Juventude (Jornal O Domingo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário