REGINALDO FARIA DIRIGE FILME 'O CARTEIRO', COM ESTREIA NESTA SEXTA

Produção gaúcha rodada em Vale Vêneto, O Carteiro marca a volta de Reginaldo Faria à direção de cinema, depois de quase três décadas (seu último longa, até então, era Aguenta Coração, de 1984). O filme estreia hoje em salas de todo o país.
O Carteiro é uma comédia, mas bem diferente dos títulos populares do gênero que constituem a principal aposta da indústria nacional nos últimos anos. Romântica, inocente e um tantinho anacrônica – para o bem e para o mal –, a história é a de um carteiro (Candé Faria, filho do diretor) que tem como hábito violar as correspondências de seus conterrâneos na pequena localidade da região central do Estado.
 
A partir das informações que obtêm, ele e seu melhor amigo (Felipe de Paula) intervêm na vida dos moradores – o dono de boteco bonachão (Zé Victor Castiel), a jovem viúva gostosa (Fernanda Carvalho Leite) etc. Até que o carteiro se apaixona por uma nova moradora do lugar (Ana Carolina Machado). E passa a controlar as cartas que ela troca com o namorado, inclusive se fazendo passar pelo sujeito.
O enviar e receber de envelopes vai criando um emaranhado de tramas e subtramas, que passam a envolver até a polícia (Marcelo Faria, outro filho de Reginaldo, interpreta o delegado). O Carteiro, a partir daí, ganha um ar folhetinesco, além de memorialístico – dado que é calcado em experiências formadoras de seu diretor.
É possível que o filme toque uma parcela do público disposta a voltar a um tempo em que, fazendo referência à prosa poética do protagonista, ainda se suspire de amor admirando uma paisagem bucólica. Há, no entanto, alguns obstáculos para isso. A irregularidade do elenco, corroborada pelo desenvolvimento invariavelmente insatisfatório de boa parte dos personagens, estão entre deles.

O CARTEIRO
De Reginaldo Faria. Com Candé Faria, Marcelo Faria, Ana Carolina Machado, Felipe de Paula, Fernanda Carvalho Leite, Ingra Liberato, Zé Victor Castiel e Dany Stenzel.
Comédia, Brasil, 2011. Duração: 103 minutos. Classificação: livre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário