CÂMARA DE ARAPIRACA CONCEDE AUMENTO DE 12% AOS INATIVOS


Josivaldo Rodrigues - ASCAMA
Depois de um ano de trabalho tentando conseguir se enquadrar no Plano de Cargos e Careiras da Câmara Municipal, os aposentados daquele poder conseguiram finalmente se equiparar aos servidores ativos tanto na concessão de aumentos igualitários quanto nas datas de pagamento e valores dos reajustes. Os aposentados do legislativo arapiraquense não conseguiam aumentos salariais há 12 anos e foram discriminados nas gestões anteriores. Adalberto Saturnino, o último presidente, se negou a dialogar com os servidores,aconselhando-os a ingressar com ações na justiça para conseguir suas reivindicações. A vitória dos aposentado foi uma conquista da Associação dos Servidores da  Câmara Municipal de Arapiraca - ASCAMA, de acordo com informações do presidente da instituição, Josivaldo Rodrigues, que confirmou a concessão de aumento de 12% para os funcionários ativos e inativos, ao mesmo tempo, nesta sexta-feira (17/05).
O líder da ASCAMA afirmou que o aumento salarial do pessoal só foi possível devido a compreensão da presidente da casa,Gilvânia Barros (PMDB) e da professora Graça (PMDB), que se dispuseram a conversar com a diretoria da associação e chegar a um denominador, a fim de resolver o problema em definitivo
"A partir de agora,os aposentados da Câmara Municipal de Arapiraca vão receber aumentos salariais nos mesmos valores e datas concedidas aos ativos,o que não vinha ocorrendo antes, porque os vereadores não valorizavam os inativos, deixando os fora do Plano de Cargos e Carreiras, além do fato de só aceitarem conceder reajustes por meio de Projeto de Resolução,,que não é permitido pela lei", afirmou
Josivaldo Rodrigues.
Os servidores afastados pleiteavam equiparações equivalentes às concedidas ao ativos, reajustes de 20% e retroativo ao período de tempo em que ficaram sem aumentos.Segundo o presidente da ASCAMA, o retroativo não pode ser concedido por falta de amparo legal, pois a Câmara dava aumento por meio de Projeto de Resolução (ilegal). Aí os aposentados ficaram  sem ter a quem apelar, legalmente.
Entretanto, foram concedidos 20% de aumento, escolaridade, enquadramento ao PCC, aumentos iguais pagos aos servidores ativos e fixando as mesmas datas de pagamento dos demais funcionários da casa, como detalhou Josivaldo Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário