ONDA DE FRIO É A MAIS FORTE DOS ÚLTIMOS 38 ANOS NO BRASIL

Entre a noite da segunda-feira, dia 22, e a manhã desta terça-feira foi registrada ocorrência de neve em pelo menos cinco municípios da Grande Florianópolis. De acordo com a Epagri/Ciram, até as 17h, pelo menos 85 cidades catarinenses tiveram o registro de neve, no maior frio dos últimos 38 anos. A massa deverá deixar o tempo seco e fazer as temperaturas despencarem de vez durante toda a semana. Com esse cenário, aumentam as chances de geadas. 
Em São Joaquim, na Serra de SC, o amanhecer desta terça-feira foi sem neve e de frio intenso. Por volta das 7h, os termômetros marcavam -4ºC. A neve ocorre pela influência de uma onda de ar polar, fazendo as temperaturas beirarem os 0ºC, associada aos sistemas de vento em regiões altas da atmosfera e áreas de baixa pressão.
A partir do final da manhã, como aponta a Epagri/Ciram, o centro da onda de ar polar se aproxima de SC, empurrando a umidade em direção ao oceano. Com isso, os próximos dias serão de sol e temperaturas ainda mais baixas, principalmente entre terça e quarta-feira. 
No Rio Grande do Sul, a previsão é que o frio diminua de intensidade a partir de amanhã. "A massa de ar polar é como uma bola e o centro é mais frio e hoje já está passando por Santa Catarina e pelo Paraná, tanto que no Rio Grande do Sul não deu mais tanta temperatura negativa. Então deve diminuir de intensidade no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná fica ainda frio. Em São Paulo, o frio também aumenta", explicou a meteorologista da Climatempo, Aline Tochio. No Mato Grosso do Sul o frio também deve dar uma trégua a partir desta quarta-feira. As temperaturas baixas atingiram até Mato Grosso, onde em Cuiabá os termômetros marcaram 10ºC, e no sul de Rondônia, onde Vilhena registrou 12ºC. Veja as fotos:

São José dos Ausentes / RS

Cambará do Sul / RS
 
Curitiba / PR

Rio Negrinho / SC

Canoinhas / SC

Mafra / SC

Grande Florianópolis / SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário