OS BENEFÍCIOS NO CONSUMO DAS OLEAGINOSAS

 

 CASTANHA DE CAJU:  genuinamente brasileira, é a campeã em gorduras monoinsaturadas (apenas três unidades contêm dois gramas). Por ser rica em um aminoácido chamado triptofano, ajuda na formação de serotonina neurotransmissor relaxante e calmante. E também possui fósforo, que contribui para a prevenção da osteoporose, e potássio, que auxilia no equilíbrio dos batimentos cardíacos. E não para aí:magnésio, zinco e grandes quantidades de vitaminas do complexo B também estão presentes n castanha de caju. Quanto às calorias, 100 gramas contêm cerca de 609 kcal.

AMENDOIM: é uma das oleaginosas mais populares do Brasil e também uma das mais calóricas. 100 gramas (equivalente a uma xícara de chá) contêm aproximadamente 576 calorias. Também deve se ter bastante cuidado com seu armazenamento que, se feito de forma inadequada, pode levar ao desenvolvimento de fungos que contêm aflatoxina, substância cancerígena. Por isso é preciso sempre comprar o produto com o selo de qualidade da Abicab (Associação Brasileira da Inústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). O amendoim ainda contêm gorduras poli-insaturadas e fitoesteróis, fundamentais para diminuir o colesterol rum e manter a saúde das artérias, afastando o risco de doenças cardiovasculares.

AMÊNDOAS: ricas em cálcio, fósforo e arginina contribuem para a circulação e a saúde cardiovascular. Além disso, também possuem magnéio e vitamina E, que combatem o excesso de radicais livres do organismo. E não é só: os cientistas apontam que o consumo de amêndoas pode reduzir o mau colesterol (LDL) em até 3%. Sem contar que são uma delícia sozinhas ou acompanhando doces e salgados. Mas o consumo, é claro, deve ser moderado: 100 gramas de amêndoas contêm cerca de 640 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário