FESTEJOS DA PADROEIRA DE ARAPIRACA INICIAM PROGRAMAÇÃO ANUAL DOS 91 ANOS DO MUNICIPIO


Embora atingidos pela queda de investimentos municipais em sua organização e infraestrutura, os festejos da padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, se iniciaram ontem (23) às 19 horas com animação da Banda de Música da Polícia Militar do Estado, hasteamento das bandeiras, celebração eucarística presidida pelo padre  Murilo Santos e presença de elevado número de fiéis.
As celebrações seguem até o dia 2 de fevereiro com participação de onze padres, bispo de Penedo Dom Valério Breda, que presidirá a solenidade de encerramento, Dom Hildebrando Costa, bispo emérito de Estância-SE, padre Joãozinho, pregador e cantor, que promove a Igreja em todo o país e realiza um show após às 20 horas de sábado (31), no Largo Dom Fernando Gomes. A festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, em janeiro, tem como significado especial a abertura do calendário de eventos culturais, religiosos, econômicos e sociais que coincide com as festividades da emancipação política do município em 30 de outubro, fechando o ano com chave de ouro nas comemorações de Natal e Ano Novo, vivendo o calendário de 91 anos da história de Arapiraca.
Até o encerramento, promovem-se às 19 horas celebrações eucarísticas na Concatedral da cidade com recitação do terço ladainha, presididas pelos padres convidados e animados por ministérios de música das paróquias e igrejas da cidade e zona rural.


Pe.. Joãozinho estará mais uma vez em Arapiraca
Dia 01 de fevereiro, antes da celebração eucarística presidida pelo padre Ronaldo Vitalino da Silva, às 19h30, será realizado o Grande Leilão de Gado, às 18 horas.
Dia 02, feriado municipal, a programação é intensa. Começa às 9 horas com  missa solene a ser celebrada pelo bispo Dom Valério Breda, concelebrada por Dom Hildebrando Costa, padre Murilo dos Santos e demais sacerdotes participantes das solenidades.
Às 16 horas do dia 02, a comunidade católica, com autoridades e religiosos recepcionarão a réplica da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho em uma cavalgada em memória de Manoel André, fundador do município, que conduziu a imagem de Nossa Senhora, da cidade de Bom Conselho-Pernambuco, para ocupar o lugar de padroeira de Arapiraca-Alagoas. A seguir será realizada a procissão com a imagem da padroeira pelas ruas da cidade com participação em massa da população arapiraquense. Ao fim das solenidades, padre Murilo dos Santos se despedirá do povo já que assumirá a paróquia da cidade de Teotônio Vilela,(dia 03.02) no agreste de Alagoas, após ter comandado a paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, por seis anos. Padre Murilo Santos será substituido por seu colega padre Danilo Santos, que já vem atuando na cidade.

Golden Parque é mais um atrativo para a população

Banda de pífanos, tradição  e cultura na festa da Padroeira



DIVERSÕES - Durante os festejos, as pessoas que não quiserem participar das solenidades religiosas tem à disposição várias atrações no parque de diversões  do Ceci Cunha, além dos pontos de vendas de bebidas, gastronomia e outros passatempo. As diversões funcionam a noite até o dia 03 de fevereiro e começam a atender o público a partir das 16 horas. Este ano, o movimento está menor que nos anos passados. Os grandes parques de diversões que partiicipavam, anteriormente, este ano não vieram devido as dificuldades que atingem o município na parte econômica. Dos grandes parques que até o ano passado estiveram aqui apenas um se faz presente (o Golden) no Parque Ceci Cunha. As pessoas ouvidas por nossa reportagem calculam que este ano o movimento na área das diversões está 50% menor em relação ao ano passado. Por outro lado, a Zabumba do Valdir do Pífano, que há mais de 30 anos toca na calçada da Concatedral, na festa da padroeira, este ano marca presença de novo, tocando de seis da manhã às seis da tarde, durante dez dias, ganhando um cachê de R$ 5 mil dividido entre os seis componentes do grupo de zabumbeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário