TURISMO: OS TRÊS "CRISTOS REDENTORES" DE ALAGOAS

O Cristo Redentor também tem seus braços abertos em Alagoas. Pelo menos em três cidades do Estado podemos encontrar estátuas que lembram a do Rio de Janeiro.

Mar Vermelho

Com aproximadamente 3.700 habitantes, a cidade tem o apelido de "Suíça Alagoana" por ter características da região europeia, tanto na construção de casas quanto no clima. Sua menor temperatura registrada foi de 10ºC, em julho de 2010. A principal atração do município é o clima serrano. Frio e seco, é aconselhado pelos especialistas como auxiliar no tratamento das doenças do aparelho respiratório. Destaca-se, também, a Lagoa Vermelha, abençoada pelo Cristo Redentor no alto da cidade. As festividades também atraem visitantes, destacando-se: o carnaval, as festas religiosas - incluindo-se a da padroeira, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) - além das festas populares tradicionais.






Palmeira dos Índios

Conhecida como a "Princesa do Sertão", é a cidade onde foi eleito prefeito o escritor brasileiro Graciliano RamosÉ a quarta maior cidade do estado e está localizada no agreste alagoano, fazendo divisa com o estado de Pernambuco. O município conta com aproximadamente 74 mil habitantes. 
Os pontos de turismo são a Casa Museu Graciliano Ramos, Museu Xucurus, Mata da Cafurna, Biblioteca Graciliano Ramos, Catedral diocesana e o Cristo do Goití.
Situada no topo da Serra do Goití, a estátua do Cristo Redentor possui 24m de altura. O Cristo de Goití recebe esse nome por estar localizado no topo da Serra do Goiti, a mais de 570m de altitude. A região possui esse nome devido a quantidade da árvore goitizeiro ou oitizeiro, cujo fruto é o oiti.
Erguida em 1976 e inaugurada em 1979, a estátua é um dos principais cartões postais do município de Palmeira dos Índios e atrai inúmeros turistas que ficam fascinados com a visão proporcionada do alto da serra. Sob os seus pés, todos os anos, é realizado um dos mais tradicionais espetáculos da Paixão de Cristo de Alagoas. A peça é encenada há mais de 10 anos.







Pão de Açúcar

O município que é banhado pelo Rio São Francisco e com população de aproximadamente 25 mil habitantes tem uma estrutura ideal sertaneja para o turismo, principalmente os bancos de areia que se formam no leito do rio, conhecidos como "prainha", recebem muitos turistas nos finais de semana, vindos de municípios vizinhos em AlagoasBahia e Sergipe
Semelhante ao monumento erguido no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, o Cristo de Pão de Açúcar foi inaugurado no dia 29 de janeiro de 1950. Obra do escultor João Lisboa, nascido na cidade, o monumento mede 14,80 cm de altura com o pedestal, sendo a imagem de 10m. A ideia de construir o Cristo no morro do Cavalete, onde já existia um cruzeiro, erguido nas comemorações da chegada do século XX, foi de Ernesto da Silva Pereira que durante dois anos movimentou a cidade arrecadando donativos para construir a estátua.
Do alto do Cristo, pode-se ver toda a cidade, o São Francisco, as diversas praias e a comunidade de Niterói, localizada na outra margem do rio. A semelhança com o Rio de Janeiro tem despertado a curiosidade da imprensa e, nos últimos anos, rendido várias reportagens nas grandes redes de TV, diários e revistas do país, inclusive na National Geographic Brasil As construções do século 19 ainda podem ser vistas em toda a cidade. O sobrado que recebeu D. Pedro II também é um atrativo e durante muito tempo funcionou como meio de hospedagem. Foi tombado recentemente pelo Patrimônio Histórico, que pretende transformá-lo em uma Casa de Cultura.





Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário