BRASILEIROS NOS EUA: AVENTURA E DESAFIO!

O brasileiro que emigra nos dias de hoje para os Estados Unidos é proveniente da classe média baixa, a chamada classe C. A maior parte tem ensino médio ou curso superior e vem de centros urbanos, principalmente do Sudeste e do Centro-Oeste. A maioria entra no país com visto de turista.
“Vemos um número crescente de brasileiros que chegam em busca de qualidade de vida e que temem a violência urbana no Brasil”, argumenta o economista Álvaro Lima, autor do livro Brasileiros na AméricaNa opinião dele, o imigrante brasileiro que vive nos Estados Unidos tem um perfil diferente do de outros latinos, como os vindos do México e de países centro-americanos. “O brasileiro costuma ter mais escolaridade, muitas vezes, ensino superior e vem de centros urbanos. Foi assim na fase inicial da imigração nos anos de 1980 e continua assim atualmente”, diz.
O governo brasileiro diz não ter dados precisos sobre a quantidade de imigrantes que vivem nos Estados Unidos. Segundo as autoridades, a dificuldade se explica porque os censos recolhem dados estáticos e o fluxo migratório (de ida e vinda) é variável. Além disso, nem toda migração é legal (autorizada).
O Ministério das Relações Exteriores (MRE), entretanto, calcula que existam de 1,3 milhão a 1,4 milhão de brasileiros residentes no país. As maiores comunidades brasileiras estão em Massachusetts, Connecticut, Flórida, New Jersey, Califórnia e Georgia. O Censo norte-americano tem números subestimados a respeito da comunidade brasileira. Havia uma estimativa de 371.529 brasilo-estadunidenses em 2012, de acordo com o United States Census Bureau.
Há ainda os brasileiros que deixam o país em busca de carreira acadêmica ou convidados por grupos de multinacionais e empresas norte-americanas. Nas redes sociais, as comunidades de brasileiros nos Estados Unidos recebem posts quase diários de pessoas interessadas em saber como estão as condições de trabalho no país. É o caso de uma paranaense de 24 anos, recém-chegada aos Estados Unidos. “Eu consegui meu visto de turista porque trabalhava como secretária em uma empresa no Paraná, mas vim para ficar. Juntei dinheiro para o começo, mas quero me estabelecer aqui”, diz a jovem que pediu para não ter o nome divulgado.
Fonte: ebc

Nenhum comentário:

Postar um comentário