ARAPIRACA AOS 93 ANOS SEGURA O RECORDE NACIONAL DE PRODUÇÃO DE FUMO

Resultado de imagem para arapiraca vista aerea

Ao comemorar neste dia 30/10/17 seus 93 anos de história política, o município de Arapiraca (130 Km distante de Maceió) continua recordista nacional na produção de fumo com a colheita anual de 12 milhões de toneladas em 10 mil hectares cultivados nos últimos anos. Desse total, 10 milhões de toneladas são de fumo em corda (ou rolo) e cerca de 2 milhões de toneladas em  folha para fabricação de cigarros, conforme dados divulgados por produtores locais. O volume de produção do tabaco já foi cerca de 70% maior em Arapiraca e região, mas diante das medidas do governo federal para impedir o avanço de doenças causadas pelo fumo e devido ao corte de financiamentos oficiais de recursos para incentivar o plantio os agricultores frearam a produtividade, substituindo a fumo pelo cultivo de hortaliças, legumes e outras lavouras. Afora o sucesso da agricultura, Arapiraca detém uma colocação estatística favorável no comércio, indústria, pecuária e atividades autônomas, apesar da severa crise que afeta a nação. De acordo com o IBGE, o município de Arapiraca tem uma população de aproximadamente 235 mil habitantes e um eleitorado de 137.033 votantes, sendo 75.669 mulheres e 61.364 homens. Os eleitores representam 57% da população arapiraquense.
Em maio de 1924 Arapiraca conquistou sua posição de comarca como circunscrição judiciária do estado ao se desmembrar do vizinho município de Limoeiro de Anadia através de medida tomada pelo então governador Fernandes Lima. O chefe do governo estadual atendeu reivindicações do líder local na época, Esperidião Rodrigues, que foi o primeiro prefeito dos arapiraquenses e ergueu a bandeira da vitória depois de uma batalha  tenaz que durou vários anos contra o poder da política adversária  que pressionou o governador a não assinar a emancipação de Arapiraca.
As festividades oficiais de aniversário do município começam a partir das 7h30 da manhã com Missa solene tradicionalmente celebrada pelo bispo da diocese de Penedo atualmente ocupada por Dom Valério Breda. Vários padres do município concelebram a missa na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho. A programação segue por todo o dia com inúmeros atos cívicos, inclusive desfile estudantil que este ano se realiza no Bosque das Arapiracas e não mais no centro da cidade como ocorria anteriormente.

Resultado de imagem para arapiraca

Nenhum comentário:

Postar um comentário