Cinco curiosidades sobre a Rússia, anfitriã da Copa do Mundo

Imagem relacionada
Mapa da Rússia com as 11 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2018
- Noite às 14h 
Pegar um trem às 14h00 quando já é noite? Isso é possível na Rússia, porque os horários de todas as estações seguem a hora de Moscou, ignorando os onze fusos horários que convivem no maior país do mundo, que se estende do mar Báltico ao Oceano Pacífico, por 17 milhões de km².
A etnia russa representa a maioria dos 146 milhões de habitantes e o cristianismo ortodoxo é a religião mais popular, mas o país é um dos mais multiculturais do mundo, com povos do Cáucaso de maioria muçulmana e povoados budistas na Sibéria, por exemplo.
- Herdeiros dos czares 
Na Praça Vermelha, ponto turístico mais visitado de Moscou, as igrejas da época dos czares dividem espaço com as estrelas vermelhas do Kremlin e com o mausoléu de Lênin, símbolos da herança muito diversa da Rússia atual.
A memória nacional, dura e trágica, segue sendo uma questão debatida na Rússia, onde as autoridades flutuam entre os valores conservadores e tradicionais herdados do Império Czarista e das mudanças sociais trazidas pela defunta União Soviética. Fruto dessa dupla vertente histórica, o presidente Vladimir Putin comanda a Rússia há mais de 18 anos e seguirá no poder, com um mandato atual que dura até 2024.
- Embargo alimentar 
Na Rússia é impossível encontrar nos supermercados um patê francês ou um queijo cheddar britânico: desde agosto de 2014, o país instaurou um embargo sobre a maioria dos produtos alimentícios europeus, como resposta às sanções ocidentais das quais a Rússia é vítima.
Após sofrer com alguns problemas de fornecimento, as grandes distribuidoras russas buscaram novos parceiros e, principalmente, o país investiu em sua própria produção: na mesa dos restaurantes moscovitas, as ostras de Kamchatka (península no extremo oriente do país) substituíram as ostras francesas.
- Hóquei é o esporte rei 
O hóquei no gelo é o esporte rei na Rússia, onde os invernos, longos e congelantes, transformam os lagos em ringues de patinação. As crianças crescem sonhando em se tornar estrelas desse esporte, como Ilya Kovalchuk e Pavel Datsyuk, ou o lendário atacante soviético Valeri Kharlamov.
Já a seleção russa de futebol vive momento de fraqueza. Sem estrelas, a anfitriã chega à sua Copa do Mundo com mais dúvidas do que motivos para confiança, depois de multiplicar exibições ruins nos últimos meses. 
- Internet controlada 
Os turistas estrangeiros poderão se surpreender com o fato de não terem acesso na Rússia à plataforma de vídeos Dailymotion ou à rede social LinkedIn. Para os russos, os bloqueios arbitrários de sites a pedido da justiça se tornaram casos corriqueiros.
As autoridades reforçaram nos últimos anos a vigilância sobre a internet russa, apelando contra o extremismo e o terrorismo. A oposição, porém, garante que a estratégia é um meio de dominar o debate político e deixar sem voz os críticos.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário