SOLSTÍCIO DO INVERNO ACONTECE COM INÍCIO DA ESTAÇÃO

Resultado de imagem para solsticio de inverno no hemisferio sul

O Solstício desta quinta-feira (21) marca a chegada das baixas temperaturas no Hemisfério Sul e início do verão no Hemisfério Norte.
Os amantes do frio podem comemorar, pois afinal, o inverno chegou no Hemisfério Sul. A estação mais fria do ano acontece às 07h07 desta quinta-feira (21) com o fenômeno astronômico chamado Solstício, que acontece duas vezes ao ano e é responsável por marcar a entrada do inverno e também do verão. Você lembra o que isso significa?
Conforme Thiago Signorini Gonçalves, doutor e astrofísico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o fenômeno acontece quando o eixo de inclinação da Terra (a 23 graus) está alinhado de maneira perfeita, fazendo com que o Sol ilumine ao máximo um dos dois hemisférios do planeta. "No Solstício do inverno, o Sol está mais inclinado, passando o dia todo um pouco mais próximo do horizonte. Dessa forma, os dias são mais frios e mais curtos no inverno", explica Thiago. O inverno acontece para marcar a entrada do verão, só que dessa vez a inclinação da Terra faz com que a iluminação do Sol trabalhe de maneira contrária. A estrela estará a pino, no ponto máximo do céu e incide verticalmente sobre o Trópico de Capricórnio, fazendo que aquele dia seja o mais longo do ano, em termos de período de claridade.
Com a chegada do inverno, no Brasil, as baixas temperaturas no sul formam geadas (termômetros abaixo de zero), no Planalto Central (Centro-Oeste), ficam abaixo de 15 graus, na chamada época da seca, ao passo que no nordeste o tempo varia de 26 a máxima e mínima de 18 graus.
Na região agreste de Alagoas, os termômetros, às 11 horas, chegaram aos 26ºC no primeiro dia de inverno, com a máxima de 26ºC e mínima de 19ºC, com vento a uma velocidade de 18 km/h e umidade do ar de 66%, céu com poucas nuvens, segundo a Climatempo Meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário